ORIENTAÇÕES PARA O PLANEAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REGIME DE APRENDIZAGEM MISTA: UMA COMUNIDADE DE PERSPECTIVA PRÁTICA

Autores

  • Uaiana Prates Politécnico do Porto / inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • João Matos Universidade de Lisboa
  • Mário Cruz Politécnico do Porto / inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Daniela Mascarenhas Politécnico do Porto / inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Cláudia Maia-Lima Politécnico do Porto / inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.5001

Palavras-chave:

formação de professores, educação a distância, comunidades de prática, b-learning, guidelines

Resumo

Durante a pandemia de Covid-19 surgiu um grande debate educacional sobre ferramentas e habilidades profissionais para o ensino a distância. Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado realizada antes e durante a pandemia sobre a formação de professores de matemática na educação a distância. Utilizando a teoria da aprendizagem situada, focada no conceito de comunidade de práticas, desenvolvemos uma e- research com um design misto. O objetivo principal da investigação foi caracterizar as práticas de e-learning e b-learning de professores de matemática em formação a distância no Brasil. Os dados coletados incluíram duas fases: um questionário online enviado para sete programas de formação de professores de matemática a distância, entrevistas com cinco professores e análise dos projetos de programas dessas universidades, abrangendo todas as cinco regiões geográficas do país (primeira fase); e sete entrevistas com futuros professores de matemática da Universidade Federal do Tocantins (segunda fase). Como consequência direta da análise dos dados, em ambas as fases, e das discussões sobre a concepção e função das comunidades de prática na formação de professores, foram formuladas guidelines visando contribuir para a consolidação dos programas de formação de professores na modalidade a distância. Este trabalho concentrar-se-á na caracterização e detalhamento das guidelines propostas.

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Publicado

27-05-2023

Como Citar

Prates, U., Matos, J., Cruz, M., Mascarenhas, D., & Maia-Lima, C. (2023). ORIENTAÇÕES PARA O PLANEAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REGIME DE APRENDIZAGEM MISTA: UMA COMUNIDADE DE PERSPECTIVA PRÁTICA. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(1), 43–55. https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.5001

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