Vol. 5 N.º 1 (2022): Número Especial - Equidade, accessibilidade e democratização do ensino superior.
Guest Editor: Anxo Sanchez Bermudez, PhD
Vigo University
O Ensino Superior tem assistido a um crescimento surpreendente em todo o mundo nas últimas décadas. Contudo, verificam-se grandes assimetrias no que respeita ao acesso, com uma taxa bruta de matrícula de 68% na Europa, 23% no Sul da Ásia e 9% na África Subsaariana. Além disso, verifica-se que países/regiões específicos apresentam acentuadas desigualdades de oportunidades, pelo que muitos definiram metas para aumentar a parcela da população com ES e/ou ampliar o acesso ao ES para indivíduos que estão sub-representados devido ao status socioeconómico, raça, etnia, religião, idade, sexo, deficiência ou origem geográfica. Paralelamente, o mundo passou por um periodo pandémico que redefiniu as práticas de comunicação e aprendizagem e, em muitos casos, realçou desigualdades de acesso ao ensino superior. Este número especial da revista Pratica eLearning é motivado pelo projecto Love.Dist@ance, mas vai para além dele, reunindo contributos que pretendem demonstrar, práticas, politicas e estratégias para promover a acessibilidade, equidade e democratização do ensino superior.