ORIENTAÇÕES PARA O PLANEAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REGIME DE APRENDIZAGEM MISTA: UMA COMUNIDADE DE PERSPECTIVA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.5001Palavras-chave:
formação de professores, educação a distância, comunidades de prática, b-learning, guidelinesResumo
Durante a pandemia de Covid-19 surgiu um grande debate educacional sobre ferramentas e habilidades profissionais para o ensino a distância. Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado realizada antes e durante a pandemia sobre a formação de professores de matemática na educação a distância. Utilizando a teoria da aprendizagem situada, focada no conceito de comunidade de práticas, desenvolvemos uma e- research com um design misto. O objetivo principal da investigação foi caracterizar as práticas de e-learning e b-learning de professores de matemática em formação a distância no Brasil. Os dados coletados incluíram duas fases: um questionário online enviado para sete programas de formação de professores de matemática a distância, entrevistas com cinco professores e análise dos projetos de programas dessas universidades, abrangendo todas as cinco regiões geográficas do país (primeira fase); e sete entrevistas com futuros professores de matemática da Universidade Federal do Tocantins (segunda fase). Como consequência direta da análise dos dados, em ambas as fases, e das discussões sobre a concepção e função das comunidades de prática na formação de professores, foram formuladas guidelines visando contribuir para a consolidação dos programas de formação de professores na modalidade a distância. Este trabalho concentrar-se-á na caracterização e detalhamento das guidelines propostas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.