Sobre a Revista

A Revista “Pratica e-Learning” foi criada em 2017, após a identificação da necessidade de uma publicação científica dedicada à inovação pedagógica e às práticas de e/b-learning no espaço ibero-americano que aceitasse contribuições em diversos formatos. Na sua criação está um consórcio de instituições, designadamente, o Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), a Universidade de Lisboa (IEUL), o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), a Universidade de Coimbra (UC), O Instituto Politécnico de Leiria, a Universidade do Porto (UP), o Instituto Federal do Espirito Santo – Brasil, a Universidade Aberta (UNED) – Espanha, Universidade Cabo Verde; Instituto Universitário de Educação- Cabo Verde, Universidade Virtual Africana, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.

O foco da revista é o elearning e pretende constituir-se como uma plataforma agregadora de investigadores, professores, formadores, empreendedores, ou apenas interessados nesta área, permitindo, não só a publicação de trabalho de investigação mas também experiências pedagógicas e a reflexão sobre os seus resultados. Adicionalmente, pretende acarinhar a criação de uma rede centrada no elearning, a nível nacional e internacional.

 

Publica trabalhos de diversos tipos, nomeadamente de investigação e ou inovação /desenvolvimento/ intervenção no âmbito do e/b-Learning, em sentido amplo e em áreas e âmbitos diversificados em contextos de ensino (formal, não-formal e informal), com diferentes suportes (ex: multimédia, texto, vídeo e audio), em formato electrónico e online, em língua portuguesa, inglesa e espanhola . Aceita, igualmente, descrições de práticas pedagógicas, artigos com resultados preliminares de trabalhos de investigação ou de práticas em sala de aula, artigos convidados, artigos de opinião e revisões.

As contribuições científicas submetidas devem ser originais e não podem ter sido publicadas previamente. O rigor e a exatidão dos conteúdos, assim como as opiniões expressas, são da exclusiva responsabilidade dos autores.

Os artigos publicados na Pratica e Learning constituirão propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos, no seu todo ou em parte, sem a prévia autorização do comité editorial.

A comissão científica assegurará a revisão cega de cada contributo. A responsabilidade de cada edição é efetuada de modo dinâmico pela iniciativa de um ou mais elementos da comissão científica. A revista tem publicação semestral podendo cada número ter uma  temática específica ou genérica, no âmbito da sua missão.

 

Notícias

Chamada de Artigos

2021-01-13

A Revista Pratica eLearning (PeL), informa que mantêm submissões abertas em permanência.

A PeL é uma revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e centrada nas boas práticas do e/b-Learning no ensino superior, em formato eletrónico e online. Publica trabalhos de investigação e ou inovação /desenvolvimento/ intervenção no âmbito do e/b-Learning, em sentido amplo e em áreas e âmbitos diversificados em contextos de ensino (formal, não-formal e informal).
Pretende-se com esta revista divulgar práticas pedagógicas inovadoras e promover o e/b-learning através da disseminação de experiências bem sucedidas.
É uma revista multimédia com revisão por pares, que aceita contribuições científicas em formato texto, vídeo e áudio.

Todos os trabalhos serão sujeitos a dupla revisão cega.

Serão aceites submissões em Português, Espanhol e Inglês

Artigos submetidos em Português e Espanhol devem conter resumo em Inglês

Os artigos serão construídos na plataforma da Pratica e-Learning

https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/about/submissions

Ler mais sobre Chamada de Artigos

Número Atual

Vol. 5 N.º 1 (2022): Número Especial - Equidade, accessibilidade e democratização do ensino superior.
					Ver Vol. 5 N.º 1 (2022): Número Especial - Equidade, accessibilidade e democratização do ensino superior.

Guest Editor: Anxo Sanchez Bermudez, PhD

Vigo University

O Ensino Superior tem assistido a um crescimento surpreendente em todo o mundo nas últimas décadas. Contudo, verificam-se grandes assimetrias no que respeita ao acesso, com uma taxa bruta de matrícula de 68% na Europa, 23% no Sul da Ásia e 9% na África Subsaariana. Além disso, verifica-se que países/regiões específicos apresentam acentuadas desigualdades de oportunidades, pelo que muitos definiram metas para aumentar a parcela da população com ES e/ou ampliar o acesso ao ES para indivíduos que estão sub-representados devido ao status socioeconómico, raça, etnia, religião, idade, sexo, deficiência ou origem geográfica. Paralelamente, o mundo passou por um periodo pandémico que redefiniu as práticas de comunicação e aprendizagem e, em muitos casos, realçou desigualdades de acesso ao ensino superior. Este número especial da revista Pratica eLearning é motivado pelo projecto Love.Dist@ance, mas vai para além dele, reunindo contributos que pretendem demonstrar, práticas, politicas e estratégias para promover a acessibilidade, equidade e democratização do ensino superior.

Publicado: 2022-06-21

Editorial

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