A (HIPER)PEDAGOGIA CRÍTICA PARA A AUTONOMIA APLICADA À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE INGLÊS NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5825Palavras-chave:
educação para o desenvolvimento sustentável, pedagogia para a autonomia, colaboração, 1.º ciclo do ensino básico, recursos hipermédiaResumo
O presente artigo tem como principal objetivo explorar a eficácia de abordagens pedagógico-didáticas inovadoras, baseadas na pedagogia crítica para a autonomia, no contexto do ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo destaca em particular o papel dos recursos hipermédia e audiovisuais no reforço da motivação e da participação dos alunos, promovendo, assim, uma aprendizagem holística e sustentável e o desenvolvimento da autonomia dos alunos. No contexto investigativo do estudo, utilizou-se uma abordagem etnográfica, qualitativa e de investigação-ação, sendo que este estudo analisa várias estratégias de implementação da pedagogia crítica para cultivar a autonomia e o pensamento crítico dos alunos na disciplina de inglês. Os dados foram recolhidos através de planos de aula, registos visuais (vídeos e fotografias), diários de bordo, questionários aos alunos, análise de trabalhos dos alunos e entrevistas, centrando-se nos contributos dos recursos interativos, multissensoriais e hipermédia para o desenvolvimento sustentável e a autonomia na aprendizagem do Inglês. Os resultados preliminares apontam que as estratégias pedagógicas analisadas podem melhorar significativamente as competências relacionadas com a autonomia e a colaboração. Adicionalmente, promovem uma aprendizagem eficaz e ativa do inglês, na qual os alunos demonstram uma maior motivação para a aquisição de uma língua estrangeira. Esta abordagem não só contribui para o seu desenvolvimento global enquanto cidadãos proativos, como também os prepara para serem futuros agentes de mudança. O estudo reforça o potencial de uma pedagogia crítica para a autonomia, ampliada por recursos hipermédia, de maneira a revolucionar o ensino do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Demonstra como estas metodologias podem contribuir para a criação de uma base de alunos mais envolvente, autónoma e sustentável, provida com as competências necessárias para o século XXI.
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