AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS AULAS DE PRÁTICAS DE TRADUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5628

Palavras-chave:

práticas de tradução, inteligência artificial, alunos

Resumo

Com base no trabalho que temos vindo a desenvolver como professoras da Unidade Curricular de Práticas de Tradução, temos a noção de que este é um campo em franca transformação (Pym, 2023) com o surgimento e desenvolvimento das ferramentas de AI generativas.

O papel do tradutor é renovado à medida que estas ferramentas se desenvolvem e o seu uso se generaliza. Como tal, consideramos ser importante estudar este fenómeno e preparar os nossos alunos para essa mesma realidade.

Assim, partindo da questão “Quais são as perspectivas dos alunos relativamente à utilização de ferramentas de AI para a prática de tradução em Eng/Pt e Pt/Ing”, desenhamos um estudo de caso, combinando elementos qualitativos e quantitativos de análise e estabelecemos como objetivo principal compreender as percepções dos alunos em relação ao uso de ferramentas de AI na disciplina de práticas de tradução. O nosso objetivo secundário passou pela intenção de adequar práticas e ferramentas de avaliação nesta UC de modo a potenciar a aprendizagem e a motivação dos alunos, através do recurso às ferramentas de AI.

Os vinte e três participantes do estudo são alunos do terceiro ano da Licenciatura em Línguas e Culturas, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Têm entre 20 e 22 anos e são, na sua maioria, falantes nativos de português europeu. Há entre eles também falantes nativos da variante brasileira de português. Em termos de conhecimentos da língua inglesa, estes alunos encontram-se a frequentar as aulas de nível C2.

Conseguimos comprovar que os alunos encontram benefícios no recurso a estas ferramentas e são capazes de identificar as suas limitações, complementando-as com o seu trabalho de revisão e correção manual. Comprovamos igualmente que este tipo de prática e tarefa de avaliação apresenta um desafio motivador e significativo para os nossos alunos, pelo que consideramos que alcançamos os nossos objetivos para o presente estudo e pretendemos que o mesmo sirva de ponto de partida para outras investigações e reflexão futura em torno do tema.

Downloads

Publicado

17-04-2024

Como Citar

Ferreira, A. P., & Loureiro, A. (2024). AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS AULAS DE PRÁTICAS DE TRADUÇÃO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(1), 33–49. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5628

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.