AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS AULAS DE PRÁTICAS DE TRADUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5628Palavras-chave:
práticas de tradução, inteligência artificial, alunosResumo
Com base no trabalho que temos vindo a desenvolver como professoras da Unidade Curricular de Práticas de Tradução, temos a noção de que este é um campo em franca transformação (Pym, 2023) com o surgimento e desenvolvimento das ferramentas de AI generativas.
O papel do tradutor é renovado à medida que estas ferramentas se desenvolvem e o seu uso se generaliza. Como tal, consideramos ser importante estudar este fenómeno e preparar os nossos alunos para essa mesma realidade.
Assim, partindo da questão “Quais são as perspectivas dos alunos relativamente à utilização de ferramentas de AI para a prática de tradução em Eng/Pt e Pt/Ing”, desenhamos um estudo de caso, combinando elementos qualitativos e quantitativos de análise e estabelecemos como objetivo principal compreender as percepções dos alunos em relação ao uso de ferramentas de AI na disciplina de práticas de tradução. O nosso objetivo secundário passou pela intenção de adequar práticas e ferramentas de avaliação nesta UC de modo a potenciar a aprendizagem e a motivação dos alunos, através do recurso às ferramentas de AI.
Os vinte e três participantes do estudo são alunos do terceiro ano da Licenciatura em Línguas e Culturas, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Têm entre 20 e 22 anos e são, na sua maioria, falantes nativos de português europeu. Há entre eles também falantes nativos da variante brasileira de português. Em termos de conhecimentos da língua inglesa, estes alunos encontram-se a frequentar as aulas de nível C2.
Conseguimos comprovar que os alunos encontram benefícios no recurso a estas ferramentas e são capazes de identificar as suas limitações, complementando-as com o seu trabalho de revisão e correção manual. Comprovamos igualmente que este tipo de prática e tarefa de avaliação apresenta um desafio motivador e significativo para os nossos alunos, pelo que consideramos que alcançamos os nossos objetivos para o presente estudo e pretendemos que o mesmo sirva de ponto de partida para outras investigações e reflexão futura em torno do tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.