UMA ABORDAGEM DA GRANDEZA ÁREA NO 2.º ANO DE ESCOLARIDADE PÓS-PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.5126Palavras-chave:
grandeza área, materiais manipuláveis concretos, ferramentas tecnológicas, 2.º ano de escolaridade, diferenciação pedagógicaResumo
Neste artigo, apresentar-se-á uma investigação que recaiu sobre o domínio de Geometria e Medida, no 2.o ano, inerente ao conteúdo “Áreas”, partindo da manipulação de materiais concretos, como o geoplano e os blocos padrão, e de ferramentas tecnológicas, como o geoboard e o pattern shapes. Este estudo baseou-se numa sequência didática, com cinco sessões de trabalho, e procurou dar resposta a duas questões problema: Em que medida, os alunos do 2.o ano, compreendem o conceito de área? e Qual a influência do recurso a materiais manipuláveis e a ferramentas tecnológicas na aprendizagem do conceito de área de figuras planas?. Seguindo uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação e com uma abordagem mista, o estudo foi desenvolvido numa turma com 22 alunos, com idade média de 7 anos. A investigação surgiu de um período de pós confinamento e da modalidade E@D, em que se revelou indispensável atuar de forma diferenciada e mais significativa para as crianças, de forma a motivar e fomentar o gosto pela aprendizagem matemática, numa perspetiva integral do conhecimento. Após a implementação da investigação, verificou- se que as crianças compreenderam e adquiriram o conceito da grandeza área, revelando aprendizagens significativas e basilares no processo educativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.