UMA ABORDAGEM DA GRANDEZA ÁREA NO 2.º ANO DE ESCOLARIDADE PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Lara Bessa Colégio Internato Claret
  • Daniela Mascarenhas Politécnico do Porto / inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Nuno Silva Politécnico do Porto / inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Dárida Fernandes Politécnico do Porto / inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Paula Quadros-Flores Politécnico do Porto / inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.5126

Palavras-chave:

grandeza área, materiais manipuláveis concretos, ferramentas tecnológicas, 2.º ano de escolaridade, diferenciação pedagógica

Resumo

Neste artigo, apresentar-se-á uma investigação que recaiu sobre o domínio de Geometria e Medida, no 2.o ano, inerente ao conteúdo “Áreas”, partindo da manipulação de materiais concretos, como o geoplano e os blocos padrão, e de ferramentas tecnológicas, como o geoboard e o pattern shapes. Este estudo baseou-se numa sequência didática, com cinco sessões de trabalho, e procurou dar resposta a duas questões problema: Em que medida, os alunos do 2.o ano, compreendem o conceito de área? e Qual a influência do recurso a materiais manipuláveis e a ferramentas tecnológicas na aprendizagem do conceito de área de figuras planas?. Seguindo uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação e com uma abordagem mista, o estudo foi desenvolvido numa turma com 22 alunos, com idade média de 7 anos. A investigação surgiu de um período de pós confinamento e da modalidade E@D, em que se revelou indispensável atuar de forma diferenciada e mais significativa para as crianças, de forma a motivar e fomentar o gosto pela aprendizagem matemática, numa perspetiva integral do conhecimento. Após a implementação da investigação, verificou- se que as crianças compreenderam e adquiriram o conceito da grandeza área, revelando aprendizagens significativas e basilares no processo educativo.

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Publicado

27-05-2023

Como Citar

Bessa, L., Mascarenhas, D., Silva, N., Fernandes, D., & Quadros-Flores, P. (2023). UMA ABORDAGEM DA GRANDEZA ÁREA NO 2.º ANO DE ESCOLARIDADE PÓS-PANDEMIA. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(1), 104–130. https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.5126

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