LETRAMENTO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Celina Abar Postgraduate Study Program in Mathematics Education, Pontifical Catholic University of São Paulo, Brazi
  • José Manuel Dos Santos Dos Santos inED- Centre for Research and Innovation in Education ESE - Polytechnic of Porto, Portugal
  • Marcio Vieira de Almeida Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP), Brazil

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5347

Palavras-chave:

letramento, inteligência artificial, educação matemática

Resumo

Este é um trabalho exploratório e interpretativo, construído a partir do estudo de artigos publicados por pesquisadores, que apresentam algumas implementações empíricas, documentos e propostas curriculares de governos e sociedades científicas sobre alfabetização em Inteligência Artificial (IA). Em vários países, esse campo de conhecimento está incluído nos currículos escolares, e os jovens devem receber esses conhecimentos desde o ensino fundamental. Essa abordagem é considerada alfabetização em IA. Os pesquisadores argumentam que a compreensão da IA, tanto integrada à tecnologia quanto centrada no usuário, é limitada. Assim, este estudo teve como objetivo identificar habilidades necessárias para a compreensão da IA que podem ser desenvolvidas no Ensino Fundamental, principalmente na Educação Matemática. Espera-se que as contribuições deste estudo orientem escolas e professores para a inclusão da alfabetização em IA, permitindo o aprofundamento do tema.

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Publicado

07-10-2023

Como Citar

Abar, C., Dos Santos, J. M. D. S., & Almeida, M. V. de. (2023). LETRAMENTO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(3), 50–56. https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5347

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