JOGAS OU GAMIFICAS?
DA CONFUSÃO TERMINOLÓGICA À ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA EM JOGOS SÉRIOS
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v7i1.5985Palavras-chave:
jogos sérios, Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ), gamificação, inovação didática, métodos de ensinoResumo
Nos últimos anos, o uso de jogos sérios, a Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ) e a gamificação estão a transformar a forma como aprendemos e trabalhamos. No entanto, apesar de serem uma via promissora para o aprendizagem e o desenvolvimento profissional, os limites entre esses termos ainda parecem bastante difusos. Neste trabalho, procuramos esclarecer essa confusão terminológica, focando na sua aplicação no contexto educacional. Assim, consideramos a ABJ e a gamificação como métodos didáticos que se baseiam, respectivamente, no uso de jogos ou de seus componentes e mecânicas na sala de aula. Por outro lado, os jogos sérios são recursos utilizados na ABJ que combinam diversão e entretenimento com objetivos de aprendizagem previamente estabelecidos. Além disso, este artigo explora a implementação de um projeto baseado em jogos sérios com estudantes dos cursos de Educação (Infantil e Primária) e apresenta as principais conclusões alcançadas, destacando especialmente o potencial dos jogos para melhorar a motivação, o desempenho, a retenção de conhecimento e a autoconfiança, tornando-se uma ferramenta poderosa para normalizar o erro e aprender com ele, ao mesmo tempo em que se promove o trabalho em equipa.
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