METODOLOGIA ATIVA - CULTURA MAKER APLICAÇÃO EM AMBIENTE DO METAVERSO, NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4908Palavras-chave:
cultura maker, metaverso, educação profissional e tecnológica, metodologia ativaResumo
Este artigo faz parte de uma experiência, realizada na turma da Educação Profissional e Tecnológica do QualificarES, no Município de Guarapari do Espírito Santo, com o uso da Metodologia Ativa - Cultura Maker no Ambiente do Metaverso. Os participantes alunos dos cursos de Auxiliar de Estoque e Armazenagem e, Recepcionista, na faixa etária entre 20 a 60 anos, e três alunos do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, do Campus Vitória - Instituto Federal do Espírito Santo. Houve o registo em fotografias, anotações em agenda, e por meio do software Pollev visando o registo e organização dos fatos ocorridos. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a teoria histórico-cultural de Vygotsky. As conclusões apontam para a importância do fazer pelo aluno - Cultura Maker, envolvido em uma rede de conversação no Metaverso, para a construção de um ambiente cooperativo, transformando a interação social em um processo de aprendizagem. A metodologia da Cultura Maker propicia o desenvolvimento do fazer, e o Metaverso com o uso da ferramenta Gather as interações e as trocas no grupo e as Tecnologias Digitais favorecem a interação social entre os discentes e os docentes contribuindo com o processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.