METODOLOGIA ATIVA - CULTURA MAKER APLICAÇÃO EM AMBIENTE DO METAVERSO, NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Elson Freitas Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Danielli Sondermann Instituto Federal do Espírito Santo
  • Marize Passos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Fernando Gomes Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4908

Palavras-chave:

cultura maker, metaverso, educação profissional e tecnológica, metodologia ativa

Resumo

Este artigo faz parte de uma experiência, realizada na turma da Educação Profissional e Tecnológica do QualificarES, no Município de Guarapari do Espírito Santo, com o uso da Metodologia Ativa - Cultura Maker no Ambiente do Metaverso. Os participantes alunos dos cursos de Auxiliar de Estoque e Armazenagem e, Recepcionista, na faixa etária entre 20 a 60 anos, e três alunos do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, do Campus Vitória - Instituto Federal do Espírito Santo. Houve o registo em fotografias, anotações em agenda, e por meio do software Pollev visando o registo e organização dos fatos ocorridos. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a teoria histórico-cultural de Vygotsky. As conclusões apontam para a importância do fazer pelo aluno - Cultura Maker, envolvido em uma rede de conversação no Metaverso, para a construção de um ambiente cooperativo, transformando a interação social em um processo de aprendizagem. A metodologia da Cultura Maker propicia o desenvolvimento do fazer, e o Metaverso com o uso da ferramenta Gather as interações e as trocas no grupo e as Tecnologias Digitais favorecem a interação social entre os discentes e os docentes contribuindo com o processo de aprendizagem.

Downloads

Publicado

27-05-2023

Como Citar

Freitas Oliveira, E., Sondermann, D., Passos, M., Gomes, F., & Oliveira, R. (2023). METODOLOGIA ATIVA - CULTURA MAKER APLICAÇÃO EM AMBIENTE DO METAVERSO, NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(1), 83–95. https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4908

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.