Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Instruções para Autores

Todos os manuscritos devem

  • ser submetidos em Microsoft Word.
  • ser escritos em português, inglês ou espanhol
  • ser escritos na terceira pessoa (use "os autores" ou "os pesquisadores", e não "eu" ou "nós")

Limite de Palavras

Certifique-se de que o seu manuscrito segue os requisitos de contagem de palavras específicos para o seu formato de publicação.

  • 5.000-7.000 palavras (Artigo)
  • Até 3.000 palavras (Experiência Pedagógica)
  • Até 3.000 palavras (Trabalho em progresso)
  • Até 1.500 palavras (Crítica ou Revisão)
  • Até 2.000 palavras (Artigos de opinião)
  • Até 1.500 palavras (Cartas ao Editor)
  • Entrevistas ( suporte de video ou audio, máximo de 30 minutos)

Originalidade dos manuscritos. Apenas submissões ORIGINAIS serão aceites para publicação. Os manuscritos podem não ter sido publicados anteriormente ou estar submetidos para publicação noutra publicação.

Manuscritos revistos. Não serão publicados manuscritos que sejam versões revistas de manuscritos publicados noutro local. Para ser considerado original, um manuscrito deve ter pelo menos 80% de material novo, com, no máximo, 200 palavras consecutivas (devidamente citadas) repetidas literalmente de qualquer trabalho publicado anteriormente.

Experiência pedagógica. Se estiver a escrever um estudo de caso ou uma experiência pedagógica, convidamos a fornecer notas suplementares num documento separado. Essas notas serão fornecidas aos leitores interessados ​​em utilizar o seu trabalho como material didático.

Direitos de autor. Como parte do processo de submissão do manuscrito, todos os autores serão solicitados a assinar a Garantia dos Autores e o Acordo de Transferência de Direitos de Autor digitalmente.

Plágio. Levamos muito a sério as preocupações com plágio. Todos os manuscritos são verificados quanto a excertos plagiadas antes de serem aceites para publicação. Certifique-se de que todas as informações obtidas de fontes externas sejam devidamente citadas e de que todos os pensamentos sejam redigidos nas suas próprias palavras. Todas as ocorrências de plágio serão imediatamente devolvidas aos autores para correção e podem ser causa para remoção do manuscrito da publicação.

Títulos. Os títulos não podem ter mais de 100 caracteres. As legendas, se incluídas, não podem ter mais de 50 caracteres.

  • Todos os títulos devem ter a primeira letra em maiúsculas. Para colocar um título em maiúsculas, a primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula, a menos que essa palavra seja uma preposição (palavras de posição como por, para ou em), conjunção (palavras de conexão como e ou mas) ou artigos (um/uma ou o/a) com menos de quatro letras. A única exceção a esta regra é que a primeira palavra do título ou subtítulo é sempre maiúscula, mesmo que seja um artigo, preposição ou conjunção.
  • Os títulos não podem ser todos escritos em letras maiúsculas (por exemplo, "TÍTULO DO CAPÍTULO" está incorreto; "Título do Capítulo" está correto)

Inclusão de Títulos. A inclusão dos nomes dos títulos dentro do corpo do seu texto pode ser ajustada ao conteúdo do trabalho. Os títulos e subtítulos NÃO devem ser numerados (por exemplo, 1. Introdução, 2. Antecedentes, etc.).

Imagens. Um manuscrito não pode incluir mais de 20 imagens. Quaisquer imagens ou tabelas que não cumprirem essas especificações serão devolvidas ao(s) autor(es) para correção. Todas as imagens devem ser enviadas em arquivos separados no formato .tif. É da responsabilidade do autor obter permissão para usar qualquer imagem atualmente protegida por direitos de autor de terceiros.

Vídeos: todos os vídeos devem ser originais e compartilhados por meio de plataformas de streaming abertas. Caso o vídeo não seja carregado numa conta oficial, os autores deverão transferir o arquivo para que seja carregado na conta oficial do eIPP no Youtube.

Citações APA. Certifique-se de que todas as informações no seu manuscrito retiradas de outra fonte sejam comprovadas por uma citação de referência no texto. É necessário um mínimo de 10 fontes para cada envio. As suas referências devem seguir o estilo da APA (American Psychological Association). (O editor irá devolver o seu envio para correção se não formatar corretamente as suas referências.)

  • Auto-citação. Os investigadores podem precisar de citar os seus trabalhos publicados anteriormente para comunicar uma ideia de forma eficaz no seu presente manuscrito. É importante que os trabalhos autocitados não representem, no máximo, 50% do total de referências do manuscrito.

Equações. Se um símbolo ou equação puder ser digitado diretamente no Microsoft Word, por favor faça-o.

Edição de cópias em inglês. É crucial que a edição completa da cópia em inglês de seu manuscrito seja realizada antes do envio, para garantir o uso adequado do idioma, com estrutura gramatical adequada, ortografia e pontuação corretas. Os manuscritos submetidos ao editor são considerados como estando na sua forma final e prontos para publicação.

Estilo APA. Informamos que, devido à APA, as alterações em relação a letras maiúsculas, à aparência de citações em bloco e listas com marcadores e numeradas e à colocação de imagens na página, entre outras coisas, podem ser ajustadas durante a fase de composição.

Revisão por pares. Todas as submissões devem passar por um processo de revisão cega (double-blind review) antes de serem aceites para publicação. A qualidade de todos os capítulos da publicação é de grande interesse para os autores, pois melhorar a qualidade da publicação como um todo melhorará também a receção do seu próprio trabalho na mesma.

Sempre que aplicável, deverá ser indicado de que forma foi assegurado o cumprimento de princípios éticos, internacionalmente aceites (ver AERA guidelines for educational research, ou Guidelines on Good Publication Practice do COPEpor exemplo) para a realização de investigação em ciências sociais e humanas.

Antes do processo de submissão, recomenda-se a consulta e exame cuidadosos do trabalho publicado em edições anteriores da PeL para verificar se a proposta satisfaz todos os critérios e as normas de aceitação da Revista.

A PeL não cobra taxas de processamento de artigo (Article Processing Charges - APC) e/ou de submissão de artigo (Submission charges) ao/às autore/as.

Carta ao editor

A carta ao editor constitui-se como uma publicação dedicada a comentários a artigos publicados previamente na revista PeL; relatos breves  sobre experiências pedagógicas relevantes, referências a projectos relevantes e de acordo com a temática da revista ou número; referência a temas actuais e de interesse alargargado na comunidade educativa. As cartas referentes a artigos só serão aceites até seis meses após a publicação do artigo original.

Não deverão ultrapassar as 1.500 palavras, sendo permitida até uma ilustração, tabela ou figura e até 10 referências bibliográficas.

Não existe estrutura obrigatória, não carece de resumo e poderá ou não incluir  referências bibliográficas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.