Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

• A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.

Instruções para Autores

Dimensão e Formatação: Os artigos não devem normalmente exceder as 25 páginas A4, numeradas sequencialmente, 2,5 cm em todas as margens.

Todos os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento duplo.

As referências devem seguir as normas da APA (consultar https://apastyle.apa.org/). As referências devem aparecer no texto, entre parênteses, indicando o nome do autor, seguido do ano de publicação e, se for o caso, das páginas citadas. A lista final de referências deve incluir apenas as referências citadas no texto. Nesta lista e ao longo do texto, os textos e qualquer informação que possa identificar os autores devem ser protegidos pelo anonimato (ver Assegurando a Revisão Cega por Pares); usar, por exemplo [Autor 1, data]. A informação em falta será posteriormente adicionada, caso o texto seja aceite para publicação.

Para os artigos:

Capa: a primeira página do documento deve conter as seguintes informações: 1) Título, 2)  nome(s) do/a(s) autor/a(es) e afiliações institucionais (até três níveis de especificação); 3) autor/a(es) e endereços postais e de e-mail e alguns dados curriculares, bem como a indicação do/a autor/a responsável pela correspondência.

Resumos e palavras-chave: As páginas seguintes devem incluir: 1) o título, resumo e um máximo de quatro palavras-chave na língua do artigo; 2) o título, resumo e palavras-chavenum segundo idioma; no caso de artigos em Português ou  Espanhol, a segunda língua deve ser o Inglês. Os resumos devem referir o problema ou objeto de estudo, os participantes, método, resultados principais e conclusões ou implicações e não podem exceder as 250 palavras.

Figuras, Tabelas, Quadros, Gráficos ou Esquemas: Devem ser enviados em documentos separados, em modo CMYK, em formato .TIFF ou .PNG ou .AI com pelo menos 300 dpis de resolução. Devem ser numerados sequencialmente, e devem ter um título. A posição aproximada deve ser indicada no texto, de acordo com o exemplo: [inserir Gráfico 1 aqui].

Notas: devem ser mantidas a um mínimo, numeradas consecutivamente, e inseridas em rodapé.

Sempre que aplicável, deverá ser indicado de que forma foi assegurado o cumprimento de princípios éticos, internacionalmente aceites (ver AERA guidelines for educational research, ou Guidelines on Good Publication Practice do COPEpor exemplo) para a realização de investigação em ciências sociais e humanas.

Antes do processo de submissão, recomenda-se a consulta e exame cuidadosos do trabalho publicado em edições anteriores da PeL para verificar se a proposta satisfaz todos os critérios e as normas de aceitação da Revista.

A PeL não cobra taxas de processamento de artigo (Article Processing Charges - APC) e/ou de submissão de artigo (Submission charges) ao/às autore/as.

Carta ao editor

A carta ao editor constitui-se como uma publicação dedicada a comentários a artigos publicados previamente na revista PeL; relatos breves  sobre experiências pedagógicas relevantes, referências a projectos relevantes e de acordo com a temática da revista ou número; referência a temas actuais e de interesse alargargado na comunidade educativa. As cartas referentes a artigos só serão aceites até seis meses após a publicação do artigo original.

Não deverão ultrapassar as 1.500 palavras, sendo permitida até uma ilustração, tabela ou figura e até 10 referências bibliográficas.

Não existe estrutura obrigatória, não carece de resumo e poderá ou não incluir  referências bibliográficas.