Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);
  • DOI ou URL para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto não excede as 7000 palavras, com as referências incluídas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Instruções para Autores", nomeadamente as normas APA, última edição, na secção "Sobre a Revista".
  • As instruções disponíveis no modelo relativamente à revisão de pares a cegas foram cumpridas.
  • Os/as autores/as declaram que o artigo cumpre as normas éticas em vigor no contexto da investigação.
  • Caso se aplique, foram obtidos consentimento informado e autorização para publicação de imagem ou qualquer outra informação que identifique os participantes no estudo.
  • Os/as autores/as declaram não ter conflitos de interesse relacionados com o conteúdo do artigo, ou, se existirem, comprometem-se a divulgá-los devidamente.
  • Os/as autores/as leram e aceitam a Declaração de Direitos de Autor da revista.
  • Os/as autores/as aceitam que o manuscrito será sujeito a verificação de plágio.
  • Os/as autores/as confirmam que conhecem e aceitam a Política de Repositório, que permite o depósito da versão publicada em repositórios pessoais, institucionais ou temáticos.

Instruções para Autores

Política Editorial

 

Objetivos e escopo da revista

A PRATICA – Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning é uma publicação científica em acesso aberto que tem como objetivo principal promover a reflexão e a divulgação de práticas inovadoras no ensino e na aprendizagem, com especial abordagem na integração das tecnologias digitais em contextos educativos formais, não formais e informais. A revista apresenta contribuições interdisciplinares que exploram metodologias pedagógicas emergentes, práticas docentes centradas no estudante, ambientes virtuais de aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, gamificação, inteligência artificial na educação, e outras abordagens inovadoras. Publica artigos em português, espanhol e inglês, de autores nacionais e internacionais.

 

Controle de qualidade editorial

Todos os manuscritos submetidos à revista são, numa primeira fase, analisados ​​pela equipe editorial quanto à sua adequação temática e metodológica. Posteriormente, estão sujeitos a um processo de revisão cega por pares , realizado por pelo menos dois avaliados independentes. A revisão inclui uma análise da originalidade, rigor científico, claro e relevância da contribuição. Sempre que necessário, podem ser solicitadas revisões adicionais. Este processo garante a integridade científica e a qualidade dos artigos publicados.

 

Declaração de isenção de taxas

A PRATICA não cobra quaisquer taxas pela submissão, avaliação, publicação ou acesso aos artigos. O processo editorial é totalmente gratuito para os/as autores/as.

 

Política de Repositório

A revista permite o armazenamento das publicações publicadas dos artigos (versão final, pós-revisão por pares) em repositórios institucionais, temáticos ou pessoais, imediatamente após sua publicação. Recomenda-se que seja incluída a referência completa ao artigo publicado e mantida a mesma licença. Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto.

 

Política de Endogenia

A revista garante que menos de 25% dos artigos publicados em cada número são de responsabilidade dos autores/as afiliados/as à instituição editora, garantindo a diversidade, a imparcialidade e a abertura do processo editorial à comunidade científica nacional e internacional.

 

Guia de submissão

Leia com atenção os dez aspectos a ter em conta na preparação de sua submissão:

1. Descarregue aqui o documento modelo.doc para escrever seu artigo e receber restrições sobre as normas de redação e submissão. 

2. Os artigos aceitos deverão ser objeto de declaração de transferência de direitos de autor para a Revista Pratica eLearning . Os artigos científicos submetidos devem ser originais e não podem ter sido publicados anteriormente. O rigor e a exatidão dos conteúdos, assim como as opiniões expressas, são de responsabilidade exclusiva dos autores. Também levamos muito a sério as preocupações com o plágio. Todos os manuscritos são selecionados quanto aos excertos plagiados antes de serem aceitos para publicação. -se de que todas as informações obtidas de fontes externas são fornecidas acima e de que todos os pensamentos são redigidos nas suas palavras. Todas as ocorrências de plágio serão imediatamente devolvidas aos autores para correção e podem ser causa para remoção do manuscrito da publicação. Após a submissão, os autores devem declarar que o manuscrito não foi submetido a outra revista, que respeita as normas da revista, que sobre ele não recai conflitos de interesse e que foram salvaguardadas as questões éticas de investigação em vigor no contexto onde o estudo foi conduzido. Descarregue o modelo da declaração aqui  e submeta-a também quando da sua submissão.

3. Os artigos deverão ser originais e não deverão exceder as 7000 palavras, incluindo resumo, corpo do texto, tabelas, figuras e referências.

4. São aceitos artigos em Espanhol, Inglês e Português.

5. O tamanho de todas as páginas deve ser A4 (21 X 29,7cm), sendo que as margens superior, inferior, direita e esquerda deverão ter 2,5 cm.

6. Os resumos deverão ser redigidos na língua original (Espanhol, Inglês e Português) e noutras duas línguas (Espanhol, Inglês e Português), não devendo ultrapassar as 200 palavras. 

7. As tabelas, figuras e vídeos deverão ser numerados sequencialmente e apresentados no próprio corpo do texto.

8. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente, seguindo as normas do Publication Manual da American Psychological Association (APA), 7th Ed .

9. Os agradecimentos devem aparecer como primeira nota antes das referências. 

10. No caso de existir mais do que um anexo, estes devem ser identificados utilizando para o efeito A, B, C, etc., sendo inseridos no final do artigo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.