Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);
  • DOI ou URL para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto não excede as 7000 palavras, com as referências incluídas; está escrito em espaçamento duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Instruções para Autores", nomeadamente as normas APA, ultima edição, na secção "Sobre a Revista".
  • As instruções disponíveis no modelo relativamente à revisão de pares a cegas foram cumpridas.
  • Caso se aplique, foram obtidos consentimento informado e autorização para publicação de imagem ou qualquer outra informação que identifique os participantes no estudo.
  • Caso se aplique, foi obtida permissão para o uso de material protegido por direitos de autor.
  • Os/as autores/as leram e concordam com a declaração de direito autoral.

Instruções para Autores

Política Editorial

Todos os artigos, submetidos à Revista Pratica eLearning através da plataforma PARC, serão objeto de análise por parte da equipa de Editores, no sentido de serem verificados aspetos relativos à pertinência e enquadramento dos mesmos no âmbito da revista, sendo, posteriormente, submetidos a um processo rigoroso de revisão cega por pares, por, pelo menos, dois membros do Conselho Editorial. Se necessário, serão solicitados outros pareceres. As decisões serão comunicadas aos autores juntamente com o feedback sobre o manuscrito, através da plataforma PARC. A revista não cobra taxas pela publicação de um artigo.

Guia de submissão

Leia com atenção os dez aspetos a ter em conta na preparação da sua submissão:

1. Descarregue aqui o documento modelo.doc para escrever seu artigo e receber indicações sobre as normas de redação e submissão. 

2. Os artigos aceites deverão ser objeto de declaração de transferência dos direitos de autor para a Revista Pratica eLearning. Os artigos científicos submetidos devem ser originais e não podem ter sido publicados previamente. O rigor e a exatidão dos conteúdos, assim como as opiniões expressas, são da exclusiva responsabilidade dos autores. Também levamos muito a sério as preocupações com plágio. Todos os manuscritos são verificados quanto a excertos plagiadas antes de serem aceites para publicação. Certifique-se de que todas as informações obtidas de fontes externas sejam devidamente citadas e de que todos os pensamentos sejam redigidos nas suas próprias palavras. Todas as ocorrências de plágio serão imediatamente devolvidas aos autores para correção e podem ser causa para remoção do manuscrito da publicação. Aquando da submissão, os autores devem declarar que o manuscrito não foi submetido a outra revista, que respeita as normas da revista, que sobre ele não recaem conflitos de interesse e que foram salvaguardadas as questões éticas de investigação em vigor no contexto onde o estudo foi conduzido. Descarregue o modelo da declaração aqui e submeta-a também aquando da sua submissão.

3. Os artigos deverão ser originais e não deverão exceder as 7000 palavras, incluindo resumo, corpo do texto, tabelas, figuras e referências.

4. São aceites artigos em Português, Inglês e Espanhol.

5. O tamanho de todas as páginas deve ser A4 (21 X 29,7cm), sendo que as margens superior, inferior, direita e esquerda deverão ter 2,5 cm.

6. Os resumos deverão ser redigidos na língua original e em Inglês, não devendo ultrapassar as 200 palavras. 

7. Os quadros, figuras e vídeos devem ser numerados sequencialmente e apresentados no próprio corpo do texto.

8. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente, seguindo as normas do Publication Manual da American Psychological Association (APA), 7th Ed.

9. Os agradecimentos devem aparecer como primeira nota antes das referências. 

10. No caso de existir mais do que um anexo, estes devem ser identificados utilizando para o efeito A, B, C, etc., sendo inseridos no final do artigo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.