Edições Anteriores

  • Fórum IPP 2021: Formação e Inovação Pedagógica no P.PORTO: Desafios do "Novo Normal" -
    N.º 4 (2021)

    Num ano marcado pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, por tempos muito exigentes e de enorme imprevisibilidade futura, as Instituições de Ensino Superior depararam-se com gigantescos desafios. O Politécnico do Porto não foi exceção, procurando, neste contexto, assegurar a qualidade do modelo formativo, pautado pela constante adequação do ensino e da investigação às preocupações da sociedade atual e às necessidades técnico-científicas do mercado de trabalho. O momento é oportuno para repensar a inovação pedagógica e refletir esta preocupação crescente, por parte da Presidência do P.PORTO e das Escolas, em assegurar uma adequada preparação dos docentes, como forma de contribuir para o sucesso dos nossos estudantes e combater o insucesso académico e o abandono.

    Este número especial é constituído por contribuições seleccionadas , do Fórum IPP 2021

  • Projetos de Investigação e Inovação Mediados pelas Tecnologias
    N.º 3 (2020)

    No seu terceiro ano de vida, a Pratica e-Learning, reflete a crescente dinâmica de investigação orientada para a condução de estudos exploratórios em diferentes níveis de ensino. Este número reúne contributos conceptuais e estudos empíricos focados em partilhar teorias e práticas que melhorem os processos de aprendizagem mediados e potenciados por tecnologias.

  • 1ª Convenção Nacional Sobre Ensino a Distância - Número Especial
    N.º 2 (2019)

    O Politécnico do Porto, no dia 6 de Maio de 2019, realizou a 1ª Convenção Nacional do Ensino a Distância, para análise do DL 83/2019 - Regime Jurídico do Ensino Superior Ministrado a Distância (RJED): Regulação do ensino a distância – nota de enquadramento (MCTES). Esta convenção - a primeira do seu género -, foi desenhada numa tipologia mista (presencial e videoconferência/online), juntou especialistas nacionais em EaD de instituições universitárias e politécnicas, públicas e privadas, e mais de uma centena de participantes e palestrantes (de forma presencial e virtual). Nesta convenção foi realizada uma discussão alargada dos principais pontos que preocupam a comunidade académica portuguesa, nomeadamente: a acreditação e avaliação de cursos em EaD conferentes de grau; os modelos pedagógicos de EaD adequados ao ensino superior; a qualificação do corpo docente de EaD e o financiamento. Dada a pertinência do evento e da discussão em causa, torna-se relevante a divulgação e partilha de conclusões. Nesse sentido a Revista Pratica e-Learning, associou-se a este evento e edita este número especial dedicado exclusivamente aos relatos dos diferentes painéis da convenção.

    ISSN: 2184-1837|  Direção: Ângelo Jesus - Armando Silva - Cândida Silva - Lino Oliveira - Paula Peres 

  • O e-Learning em Portugal 2017
    N.º 1 (2017)

    Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Praticas de e/b-Learning

    A Revista “Pratica e-Learning” é uma publicação do Consórcio lusófono e Ibero-americano de Instituições de Ensino Superior. 
    É uma revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e centrada nas boas práticas do e/b-Learning no ensino superior, em formato eletrónico e online. Publica trabalhos de investigação e ou inovação / desenvolvimento /intervenção no âmbito do e/b-Learning, em sentido amplo e em áreas e âmbitos diversificados em contextos de ensino (formal, não-formal e informal). 

    Pretende-se com esta revista divulgar práticas pedagógicas inovadoras e promover o e/b-learning através da disseminação de experiências bem sucedidas. É uma revista multimédia com revisão por pares, que aceita contribuições científicas em formato texto, vídeo e áudio.

    ISSN: 2184-1837|  Direção: Armando Silva - Paula Peres - Lino Oliveira - Ângelo Jesus