Edições Anteriores
-
P.Pic’24 - Conferência de Inovação Pedagógica do Porto
Vol. 7 N.º 2 (2024)Editor: Mário Cruz
Editores/as Adjuntos/as: Carla Pinto, Daniela Mascarenhas & Ricardo Queirós
-
Publicação contínua
Vol. 7 N.º 1 (2024)A revista PRATICA tem agora uma nova modalidade de publicação que consiste em publicar o artigo individualmente, logo que seja aprovado, sem necessidade de aguardar pelo fecho de uma edição para publicar os artigos.
-
P.Pic’23 - Conferência de Inovação Pedagógica do Porto (2)
Vol. 6 N.º 3 (2023)Editor: Mário Cruz
Editores/as Adjuntos/as: Carla Pinto, Daniela Mascarenhas & Ricardo Queirós
-
P.Pic’23 - Conferência de Inovação Pedagógica do Porto
Vol. 6 N.º 2 (2023)Editor: Mário Cruz
Editores/as Adjuntos/as: Carla Pinto, Daniela Mascarenhas & Ricardo Queirós
-
Repensando práticas de ensino e seus recursos para o mundo pós-COVID-19
Vol. 6 N.º 1 (2023)Editor: Mário Cruz
Editores/as Adjuntos/as: Carla Pinto, Daniela Mascarenhas & Ricardo Queirós
-
Número Especial - Equidade, accessibilidade e democratização do ensino superior.
Vol. 5 N.º 1 (2022)Guest Editor: Anxo Sanchez Bermudez, PhD
Vigo University
O Ensino Superior tem assistido a um crescimento surpreendente em todo o mundo nas últimas décadas. Contudo, verificam-se grandes assimetrias no que respeita ao acesso, com uma taxa bruta de matrícula de 68% na Europa, 23% no Sul da Ásia e 9% na África Subsaariana. Além disso, verifica-se que países/regiões específicos apresentam acentuadas desigualdades de oportunidades, pelo que muitos definiram metas para aumentar a parcela da população com ES e/ou ampliar o acesso ao ES para indivíduos que estão sub-representados devido ao status socioeconómico, raça, etnia, religião, idade, sexo, deficiência ou origem geográfica. Paralelamente, o mundo passou por um periodo pandémico que redefiniu as práticas de comunicação e aprendizagem e, em muitos casos, realçou desigualdades de acesso ao ensino superior. Este número especial da revista Pratica eLearning é motivado pelo projecto Love.Dist@ance, mas vai para além dele, reunindo contributos que pretendem demonstrar, práticas, politicas e estratégias para promover a acessibilidade, equidade e democratização do ensino superior.
-
Fórum IPP 2021: Formação e Inovação Pedagógica no P.PORTO: Desafios do "Novo Normal" -
Vol. 4 N.º 1 (2021)Num ano marcado pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, por tempos muito exigentes e de enorme imprevisibilidade futura, as Instituições de Ensino Superior depararam-se com gigantescos desafios. O Politécnico do Porto não foi exceção, procurando, neste contexto, assegurar a qualidade do modelo formativo, pautado pela constante adequação do ensino e da investigação às preocupações da sociedade atual e às necessidades técnico-científicas do mercado de trabalho. O momento é oportuno para repensar a inovação pedagógica e refletir esta preocupação crescente, por parte da Presidência do P.PORTO e das Escolas, em assegurar uma adequada preparação dos docentes, como forma de contribuir para o sucesso dos nossos estudantes e combater o insucesso académico e o abandono.
Este número especial é constituído por contribuições seleccionadas , do Fórum IPP 2021
-
Projetos de Investigação e Inovação Mediados pelas Tecnologias
Vol. 3 N.º 1 (2020)No seu terceiro ano de vida, a Pratica e-Learning, reflete a crescente dinâmica de investigação orientada para a condução de estudos exploratórios em diferentes níveis de ensino. Este número reúne contributos conceptuais e estudos empíricos focados em partilhar teorias e práticas que melhorem os processos de aprendizagem mediados e potenciados por tecnologias.
-
1ª Convenção Nacional Sobre Ensino a Distância - Número Especial
Vol. 2 N.º 1 (2019)O Politécnico do Porto, no dia 6 de Maio de 2019, realizou a 1ª Convenção Nacional do Ensino a Distância, para análise do DL 83/2019 - Regime Jurídico do Ensino Superior Ministrado a Distância (RJED): Regulação do ensino a distância – nota de enquadramento (MCTES). Esta convenção - a primeira do seu género -, foi desenhada numa tipologia mista (presencial e videoconferência/online), juntou especialistas nacionais em EaD de instituições universitárias e politécnicas, públicas e privadas, e mais de uma centena de participantes e palestrantes (de forma presencial e virtual). Nesta convenção foi realizada uma discussão alargada dos principais pontos que preocupam a comunidade académica portuguesa, nomeadamente: a acreditação e avaliação de cursos em EaD conferentes de grau; os modelos pedagógicos de EaD adequados ao ensino superior; a qualificação do corpo docente de EaD e o financiamento. Dada a pertinência do evento e da discussão em causa, torna-se relevante a divulgação e partilha de conclusões. Nesse sentido a Revista Pratica e-Learning, associou-se a este evento e edita este número especial dedicado exclusivamente aos relatos dos diferentes painéis da convenção.
ISSN: 2184-1837| Direção: Ângelo Jesus - Armando Silva - Cândida Silva - Lino Oliveira - Paula Peres
-
O e-Learning em Portugal 2017
Vol. 1 N.º 1 (2017)Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Praticas de e/b-Learning
A Revista “Pratica e-Learning” é uma publicação do Consórcio lusófono e Ibero-americano de Instituições de Ensino Superior.
É uma revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e centrada nas boas práticas do e/b-Learning no ensino superior, em formato eletrónico e online. Publica trabalhos de investigação e ou inovação / desenvolvimento /intervenção no âmbito do e/b-Learning, em sentido amplo e em áreas e âmbitos diversificados em contextos de ensino (formal, não-formal e informal).Pretende-se com esta revista divulgar práticas pedagógicas inovadoras e promover o e/b-learning através da disseminação de experiências bem sucedidas. É uma revista multimédia com revisão por pares, que aceita contribuições científicas em formato texto, vídeo e áudio.
ISSN: 2184-1837| Direção: Armando Silva - Paula Peres - Lino Oliveira - Ângelo Jesus