MATEMÁTICA E MÚSICA DE MÃOS DADAS PARA POTENCIAR O CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO 2.º ANO DE ESCOLARIDADE

Autores

  • João Silva Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa
  • Daniela Mascarenhas Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • Rui Bessa Escola Superior de Edcuação do Politécnico do Porto/CIPEM– Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Polo Polo do Politécnico do Porto do Instituto de Etnomusicologia– Estudos de Música e Dança (INET-md)

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5439

Palavras-chave:

Matemática; Experimentação Musical; Tecnologias; 2.º ano de escolaridade.

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma investigação, desenvolvida com 20 alunos do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, cujo principal objetivo foi averiguar a influência da música na aquisição e compreensão de conhecimentos matemáticos.

Seguindo uma metodologia qualitativa, foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados: observação direta e análise documental (durante o estudo), entrevista à professora titular da turma (antes e no final do estudo) e focus group aos alunos (no final do estudo).

Desenvolveu-se uma sequência didática, formada por quatro sessões formativas, onde a exploração dos conhecimentos matemáticos foi feita de forma articulada com a Música.

No que concerne à Matemática, a investigação incidiu em dois domínios: “Números e Operações”, onde foram trabalhadas as operações elementares, partindo da resolução de problemas contextualizados; e “Geometria e Medida”, onde se abordaram as figuras geométricas. Relativamente à Música, a investigação incidiu sobre o domínio da “Experimentação e Criação”, explorando fontes sonoras diversas, improvisando e criando ambientes sonoros.

Após a realização do estudo, verificou-se que os alunos se envolveram produtivamente na realização das tarefas propostas, apresentando maior motivação e entusiasmo e adquiriram conhecimentos matemáticos contextualizados a partir da Música.

Downloads

Publicado

02-02-2024

Como Citar

Silva, J., Mascarenhas, D., & Bessa, R. (2024). MATEMÁTICA E MÚSICA DE MÃOS DADAS PARA POTENCIAR O CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO 2.º ANO DE ESCOLARIDADE. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(1), 1–18. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5439

Artigos Similares

1 2 3 4 5 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.