A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS A CRIANÇAS: UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EM CONTEXTO FORMATIVO

Autores

  • Renata Ferreira Agrupamento de Escolas de Vila Verde
  • Flávia Vieira Universidade do Minho – Instituto de Educação / CIEd – Centro de Investigação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4947

Palavras-chave:

gamificação, ensino de inglês, investigação-ação, estágio, formação inicial de professores

Resumo

O artigo apresenta um projeto de investigação-ação desenvolvido no contexto do estágio de um mestrado de formação inicial de professores de inglês para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. O projeto centrou-se na exploração da gamificação em atividades linguísticas e de autoavaliação da aprendizagem, nalguns casos com recurso à tecnologia. A sua finalidade central foi compreender de que forma a gamificação pode favorecer o envolvimento das crianças na aprendizagem da língua, o que foi confirmado pelas suas perceções acerca dos seus desempenhos e das atividades desenvolvidas, recolhidas através de questionários de autorregulação. A principal limitação do projeto reside na sua natureza exploratória, o que se prendeu, sobretudo, com características da turma que exigiram uma abordagem ajustada às necessidades das crianças, que fomentasse a colaboração, a autoconfiança e o progresso na aprendizagem. Numa perspetiva mais ampla, o projeto permite compreender as potencialidades da investigação-ação na formação de professores reflexivos, sensíveis aos contextos da prática e abertos à mudança educativa.

Downloads

Publicado

27-05-2023

Como Citar

Ferreira, R. ., & Vieira, F. (2023). A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS A CRIANÇAS: UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EM CONTEXTO FORMATIVO: . PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(1), 56–68. https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4947

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.