A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS A CRIANÇAS: UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EM CONTEXTO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4947Palavras-chave:
gamificação, ensino de inglês, investigação-ação, estágio, formação inicial de professoresResumo
O artigo apresenta um projeto de investigação-ação desenvolvido no contexto do estágio de um mestrado de formação inicial de professores de inglês para os 3.o e 4.o anos de escolaridade. O projeto centrou-se na exploração da gamificação em atividades linguísticas e de autoavaliação da aprendizagem, nalguns casos com recurso à tecnologia. A sua finalidade central foi compreender de que forma a gamificação pode favorecer o envolvimento das crianças na aprendizagem da língua, o que foi confirmado pelas suas perceções acerca dos seus desempenhos e das atividades desenvolvidas, recolhidas através de questionários de autorregulação. A principal limitação do projeto reside na sua natureza exploratória, o que se prendeu, sobretudo, com características da turma que exigiram uma abordagem ajustada às necessidades das crianças, que fomentasse a colaboração, a autoconfiança e o progresso na aprendizagem. Numa perspetiva mais ampla, o projeto permite compreender as potencialidades da investigação-ação na formação de professores reflexivos, sensíveis aos contextos da prática e abertos à mudança educativa.
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