UM TAMANHO ÚNICO NÃO SERVE A NINGUÉM: VALORIZAR A SINGULARIDADE DOS ALUNOS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS NO 1.º CICLO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.6405Palavras-chave:
Gamificação, DUA, Abordagens transformadoras, inglês no 1.º CicloResumo
O panorama atual da educação em Portugal revela preocupações relacionadas com o desinteresse dos alunos, comportamentos socio emocionais disruptivos e apoio insuficiente à inclusão. A adoção de abordagens pedagógicas inovadoras e inclusivas é, por isso, crucial. Transformar as salas de aula em ambientes inclusivos e motivadores, que valorizem a singularidade dos alunos em todas as linhas de diferença, assegura equidade e justiça nos processos de aprendizagem da língua inglesa. A implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), permite ultrapassar uma abordagem meramente estrutural da língua, capacitando as crianças como cidadãos socialmente ativos. Ademais, o Modelo de Gamificação para Todos oferece múltiplos meios de envolvimento, representação e ação e expressão, promovendo salas de aula estimulantes que refletem e respeitam as necessidades dos alunos. Este estudo piloto adota uma metodologia predominantemente qualitativa e etnográfica e envolve aproximadamente 40 alunos a frequentar inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa escola pública portuguesa. Os instrumentos de recolha de dados incluem notas de campo, reflexões críticas sobre os planos de aula, análise dos trabalhos dos alunos, grupo focal e gravações audiovisuais. Os resultados indicam um aumento da produtividade e do envolvimento dos alunos face à aprendizagem da língua estrangeira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

