FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO PROJETO ARTÍSTICO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5207Palavras-chave:
artes visuais, desenho digital, ferramentas de aprendizagem, modelação 3D, tecnologias computacionaisResumo
Este estudo apresenta um projeto artístico implementado por alunos do 3o Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das artes visuais, articulando as dimensões artística, científica, social e ecológica. O tema do projeto propõe uma intervenção/transformação dos lugares que habitamos, mediante a reflexão sobre a ideia de cidade e espaço urbano, enquanto lugares identitários, de habitabilidade e sustentabilidade coletiva, tendo em consideração as inter-relações entre as dimensões física, social e afetiva. Através de pesquisas e debates, pretendeu-se gerar uma perspetiva multidisciplinar, convergente com referências do campo das artes, arquitetura, geografia, sociologia e ciências do ambiente. Posteriormente, a partir das carências existentes na cidade, identificadas pelos alunos, procedeu-se à recolha fotográfica dos lugares para implementação dos desenhos tridimensionais. Mediante a utilização de ferramentas digitais de modulação 3D, pretende-se desenhar no espaço da realidade virtual, através da aplicação de software específico, que serviu como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional e da sua aplicação ao desenho tridimensional. Demonstra-se a aplicação e a importância das tecnologias computacionais, na mediatização dos conteúdos programáticos e educativos, com os processos de ensino/aprendizagem nas artes visuais.
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