Desenvolvimento, avaliação e implementação de um objecto de aprendizagem vocacionado para a sensibilização dos perigos tabágicos em crianças do 1º Ciclo
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.vi3.3720Resumo
O Fumo Ambiental do Tabaco (FAT) é constituído, segundo o Programa Nacional de Toxicologia, por mais de 4000 substâncias químicas, das quais pelo menos 250 são tóxicas e/ou carcinogénicas para o ser humano. A faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade ao efeito prejudicial do FAT são as crianças e recém-nascidos, uma vez que o seu corpo encontra-se ainda em fase de crescimento e as vias aéreas, quer superiores quer inferiores, não se encontram desenvolvidas. De forma a auxiliar os docentes do ensino primário a transmitirem toda a informação que pode ser considerada uma mais-valia para o futuro, no que diz respeito ao tabagismo, surge a necessidade de criar um conteúdo eletrónico que possa facilitar e/ou potenciar os processos de ensino-aprendizagem. Os objetivos do projeto passam por introduzir o tema tabagismo, realçando os malefícios inerentes e promovendo hábitos de vida saudáveis, e desenhar e construir um objeto de aprendizagem (OA) para apoio aos docentes do 1ºciclo. O modelo de construção do OA divide-se em seis fases: Análise; Desenho Instrucional; Desenho e Produção do Conteúdo Eletrónico; Integração e Teste numa plataforma baseada na web; Avaliação e Validação; e Implementação. Em forma de conclusão, torna-se imperioso atuar na prevenção dos hábitos tabágicos, mas também na promoção da cessação nos fumadores. O desenvolvimento, avaliação e implementação de um objeto de aprendizagem vocacionado para a sensibilização dos perigos tabágicos em crianças do 1º ciclo será um benefício para as gerações futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.