TEACHER TRAINING IN ACTIVE METHODOLOGIES: LESSONS LEARNED

Authors

  • Ana Machado Instituto Superior de Engenharia do Porto & Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Julieuza de Souza Natividade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • José Cavalcante Lacerda Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6360

Keywords:

Teacher Training, Professional and Technological, Active Methodologies, Educational Culture

Abstract

Active Methodologies (AM) are specialized educational approaches that promote engagement, experiential learning, problem-solving, collaboration, critical thinking, and autonomy in participants. This strategy can promote numerous incursions into educational practice, including teacher training. Still in this context, the main objective of this research is to identify the results of a teacher training program developed through Active Methodologies. To this end, a semi-structured form was used via Google Forms, which received responses from 21 participants in a teacher training project. The research was based on a qualitative approach as a descriptive analysis technique. The main results found were acquisition of knowledge in constructive strategies such as Design Thinking and Challenge Based Learning in hybrid learning environments; development of the role of multiplier teacher; use of Artificial Intelligence and the expansion of the recognition of educational culture, moving away from the technical paradigm; and the development of projects with diverse approaches. As a result, the importance of the master's degree in teacher training was demonstrated at three levels: personal, professional, and institutional.

Author Biographies

Ana Machado, Instituto Superior de Engenharia do Porto & Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui graduação em Ciências Biológicas (1989) e em Pedagogia (2000). Especialização em Turismo Ambiental (2002). Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente faz pós-doutoramento no Instituto Politécnico de Porto (IPP), Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD), em Tecnologia e Sustentabilidade Participa do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Educação e Meio Ambiente – TEMA. Atua como professora do Ensino Básico Técnico em Biologia, na Graduação em Engenharia de Controle e Automação. Participou do Programa de Treinamento no Danida Scholarship, curso: Green Transition: Circular Economy and Environmental sustentainability, pelo Ministério de Relações Exteriores da Dinamarca. Participou do projeto: Rede de Monitoramento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Educandos, Manaus - AM (Projeto IETÉ). Participou no projeto Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network -LAPASSION, no âmbito do acordo de Cooperação Internacional 585687 -EPP -2017 -1-PT-EPPKA2-CBHE-JP, com recursos oriundos do Programa Erasmus Plus da União Europeia. Por fim participou da Formação Educadores para o Século XXl pelo Projeto ARANOUÁ em parceria com o Instituo Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Tem interesse na área Educação e sustentabilidade, Gestão ambiental e Transição Verde (Economia circular).

Julieuza de Souza Natividade , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2008), especialista em Docência da Língua Portuguesa pelo ISEAMA (2010) e Metodologias Ativas de Aprendizagem para Ensino Vocacional e Tecnológico pelo ISEP(2023), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Atua na docência desde 2003. Em 2010, se efetivou no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), como docente de carreira EBTT em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Além da docência, no IFAM Campus Parintins, foi Chefe do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão (DEPEP); no Campus Manaus Distrito Industrial, exerceu a função de Diretora de Ensino Substituta e, na Reitoria, foi Coordenadora Geral de Cursos Técnicos. Durante esse período, desenvolveu pesquisas nas áreas de Organização Curricular da EPTNM, História e Poder na Amazônia, Oralidade nas Produções Textuais, Acompanhamento de Monitoria Escolar, Metodologias Ativas e Robótica Educacional. Atualmente é professora de ensino básico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus Manaus Distrito Industrial. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Processos Educativos na Contemporaneidade, pesquisadora do Polo de Inovação (INOVA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Língua Portuguesa e Literatura, além de fazer pesquisa na área de Trabalho e Educação, Metodologias Ativas, Robótica Educacional e Industrial.

José Cavalcante Lacerda Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Graduado em Filosofia, Psicologia e Pedagogia. Especialista em Psicologia Jurídica e Saúde Mental. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia. Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Educação e Meio Ambiente - TEMA. Possui interesse em assuntos relacionados à infância e adolescência, educação ambiental na cidade, divulgação científica, filosofia no contexto amazônico e educação profissional e tecnológica. Atua como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Amazonas. Por fim participou da primeira turma Formação Educadores para o Século XXl pelo Projeto ARANOUÁ em parceria com o Instituo Superior de Engenharia do Porto (ISEP). 

Published

2025-07-16

How to Cite

Machado, A., Souza Natividade , J. de, & Cavalcante Lacerda Junior, J. (2025). TEACHER TRAINING IN ACTIVE METHODOLOGIES: LESSONS LEARNED. PRATICA - Multimedia Research Journal on Pedagogical Innovation and E-Learning Practices, 8(3), 1–11. https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6360

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.