UM TAMANHO ÚNICO NÃO SERVE A NINGUÉM: VALORIZAR A SINGULARIDADE DOS ALUNOS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS NO 1.º CICLO

Autores

  • Cláudio Santos Universidad de Santiago de Compostela
  • Mário Cruz inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto https://orcid.org/0000-0001-8894-8821
  • Fátima Faya Cerqueiro Univeridad de Santiago de Compostela

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.6405

Palavras-chave:

Gamificação, DUA, Abordagens transformadoras, inglês no 1.º Ciclo

Resumo

O panorama atual da educação em Portugal revela preocupações relacionadas com o desinteresse dos alunos, comportamentos socio emocionais disruptivos e apoio insuficiente à inclusão. A adoção de abordagens pedagógicas inovadoras e inclusivas é, por isso, crucial. Transformar as salas de aula em ambientes inclusivos e motivadores, que valorizem a singularidade dos alunos em todas as linhas de diferença, assegura equidade e justiça nos processos de aprendizagem da língua inglesa. A implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), permite ultrapassar uma abordagem meramente estrutural da língua, capacitando as crianças como cidadãos socialmente ativos. Ademais, o Modelo de Gamificação para Todos oferece múltiplos meios de envolvimento, representação e ação e expressão, promovendo salas de aula estimulantes que refletem e respeitam as necessidades dos alunos. Este estudo piloto adota uma metodologia predominantemente qualitativa e etnográfica e envolve aproximadamente 40 alunos a frequentar inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa escola pública portuguesa. Os instrumentos de recolha de dados incluem notas de campo, reflexões críticas sobre os planos de aula, análise dos trabalhos dos alunos, grupo focal e gravações audiovisuais. Os resultados indicam um aumento da produtividade e do envolvimento dos alunos face à aprendizagem da língua estrangeira.

Biografias Autor

Mário Cruz, inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto

Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz is an Associate Professor in Foreign Language Teaching (English and Spanish), at the School of Education of the Polytechnic of Porto, where he teaches Spanish as a Foreign Language, Hispano-American Literatures and Cultures, English Teaching in Primary Education, Didactic Resources in Teaching English and supervises the pedagogical practice of future teachers. He is also an integrated researcher at inED - Center for Research and Innovation in Education at the School of Education of the Polytechnic of Porto and a collaborator at CIDTFF at the University of Aveiro. Being professionalized in recruitment groups 120 - English, 220 - Portuguese and English, 330 - English, 340 - German, 350 - Spanish and 910 - Special Education, he has worked as a teacher in public schools of basic and secondary education, since the school year of 2001-2002 until the school year 2013-2014. He also collaborated at the Paula Frassinetti School of Education (from 2003 to 2012) where he taught English Language, English Language Didactics, Information and Communication Technologies in Education, Information and Communication Technologies in Inclusive Education Contexts, Educational Technologies in English Teaching , Deep Issues of Differentiated Intervention, among other curricular units. He holds a PhD in Didactics and Professional Development from the University of Aveiro, a PhD in Linguistic Studies from the University of Vigo and a MA in Language Didactics (University of Aveiro), Teaching English and Spanish in Basic Education (Polytechnic of Porto - Escola Superior de Educação) and Teaching English and Spanish at the 3rd of Basic Education and Secondary Education (University of Aveiro). His main doctoral theses and dissertations and MA's reports focus on: critical hyper-pedagogy, the intercultural and multilingual approach, the use of technologies in the teaching-learning process and linguistic and cultural varieties. He is currently coordinator of the thematic line "Teacher Training" at inED, where he directs the research projects: "CLIL 4 U - implementation, monitoring and evaluation of bilingual teaching projects", "PEPPA 6/7 - Primary English Practice Program for Ages 6/7", "Schoolers and Scholars (SnS): Role-Playing Games (RPG) in the teaching and learning process at Primary Education" and "VarLang - Linguistic and cultural varieties in the teaching of foreign languages".

Fátima Faya Cerqueiro, Univeridad de Santiago de Compostela

Personal Docente e Investigador de la Universidade de Santiago de Compostela, adscrito al Departamento de Didácticas Aplicadas

Downloads

Publicado

26-09-2025

Como Citar

Santos, C., Cruz, M., & Faya Cerqueiro, F. (2025). UM TAMANHO ÚNICO NÃO SERVE A NINGUÉM: VALORIZAR A SINGULARIDADE DOS ALUNOS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS NO 1.º CICLO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(1), 79–94. https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.6405

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.