USANDO UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM (INTER)ATIVA EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5821

Palavras-chave:

aprendizagem ativa, aprendizagem (inter)ativa, matemática, competências, ensino superior

Resumo

As metodologias ativas são recursos importantes no atual contexto de aprendizagem. No ensino de matemática, as metodologias ativas desempenham um papel importante, pois além de serem estratégias eficientes de mobilização da aprendizagem, permitem que o aluno seja responsável pela sua própria aprendizagem. E se neste contexto também podem ser incluídas abordagens interativas, onde a aprendizagem dos alunos é realizada por meio de ações entre os próprios alunos e entre os alunos e o professor, a aprendizagem torna-se mais significativa, construindo uma aprendizagem (inter)ativa. Este artigo apresenta um estudo de caso usando uma abordagem de aprendizagem (inter)ativa. Os resultados obtidos através da observação direta e participante do professor e das avaliações obtidas demonstram que a aprendizagem foi mais eficiente, eficaz e motivadora. Que os alunos desenvolvam competências digitais, mas também competências cognitivas, permitindo a sua integração social no futuro. A utilização de uma abordagem de aprendizagem (inter)ativa em matemática pode alcançar melhores resultados na motivação dos alunos e no desenvolvimento de competências.

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Publicado

04-07-2024

Como Citar

Caridade, C. (2024). USANDO UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM (INTER)ATIVA EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(2), 40–47. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5821

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