Sobre a Revista
A The Trends Hub, Revista Académica de Tendências em Comunicação e Ciências Empresariais, é uma publicação concebida para acolher e disseminar tendências atuais e futuras nas mais diversas áreas da comunicação empresarial, identificadas pelos estudantes finalistas da Licenciatura em Comunicação Empresarial do ISCAP. É uma publicação anual de short papers sujeitos a revisão por uma comissão científica de peritos, profissionais no terreno e académicos.
A atividade editorial da revista segue em paralelo com o fórum digital The Trens Hub no Linkedin (2021, 2022, 2023), uma comunidade crescente de estudantes, alumni, profissionais e entusiastas da Comunicação Empresarial e Ciências Empresariais, que se juntam para escrever e comentar as tendências atuais.
Propriedade: CEOS / CEOS Publishing
Periodicidade: anual
ISSN Eletrónico: 2976-0291
Número Atual
É com grande entusiasmo que apresentamos o quarto número da revista The Trends Hub, Revista Académica de Tendências em Comunicação e Ciências Empresariais. Esta edição reafirma o compromisso contínuo da revista em disseminar tendências na comunicação e ciências empresariais, fruto do trabalho árduo e dedicação dos estudantes finalistas da Licenciatura em Comunicação Empresarial do ISCAP.
A The Trends Hub destaca-se, não apenas como uma plataforma de publicação anual de short papers, revistos por uma Comissão Científica de revisores, profissionais e académicos, mas também como um fórum digital dinâmico no LinkedIn. Desde 2021, o fórum tem crescido, acolhendo estudantes, alumni, profissionais e entusiastas que se unem para discutir e comentar as tendências emergentes no campo da comunicação empresarial.
Nesta edição, os artigos refletem a diversidade e a profundidade das reflexões e investigações conduzidas pelos estudantes. Desde a exploração do poder do storytelling ao impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens, passando pelo papel da inteligência artificial na moda e a importância da saúde mental em contexto universitário, cada artigo proporciona uma reflexão para desafios contemporâneos na comunicação empresarial. Além disso, cobrem-se temas cruciais como o marketing de influência, questionando se é uma estratégia duradoura ou uma tendência passageira, e a problemática do Greenwashing na era da consciência ambiental.
Outros temas de destaque incluem a comunicação na era da desinformação, onde se analisa o crescimento da extrema-direita e a iliteracia digital, e a reflexão sobre a cancel culture versus a liberdade de expressão, debatendo os limites entre censura e responsabilidade social. Discutimos também o impacto das novas tecnologias na experiência do consumidor e o empoderamento feminino como estratégia de marketing das marcas.
Não menos importante, esta edição recupera a discussão sobre a evolução do comércio do tradicional ao social, o impacto do employer branding na retenção de talentos, e a influência do entretenimento no desporto moderno. Exploramos a comunicação e a literacia em saúde, estratégias de marketing de conteúdo, e o papel do copywriter no cenário atual da comunicação.
Boas leituras!