Edições Anteriores

  • The Trends Hub
    N.º 4 (2024)

    É com grande entusiasmo que apresentamos o quarto número da revista The Trends Hub, Revista Académica de Tendências em Comunicação e Ciências Empresariais. Esta edição reafirma o compromisso contínuo da revista em disseminar tendências na comunicação e ciências empresariais, fruto do trabalho árduo e dedicação dos estudantes finalistas da Licenciatura em Comunicação Empresarial do ISCAP.

    A The Trends Hub destaca-se, não apenas como uma plataforma de publicação anual de short papers, revistos por uma Comissão Científica de revisores, profissionais e académicos, mas também como um fórum digital dinâmico no LinkedIn. Desde 2021, o fórum tem crescido, acolhendo estudantes, alumni, profissionais e entusiastas que se unem para discutir e comentar as tendências emergentes no campo da comunicação empresarial.

    Nesta edição, os artigos refletem a diversidade e a profundidade das reflexões e investigações conduzidas pelos estudantes. Desde a exploração do poder do storytelling ao impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens, passando pelo papel da inteligência artificial na moda e a importância da saúde mental em contexto universitário, cada artigo proporciona uma reflexão para desafios contemporâneos na comunicação empresarial. Além disso, cobrem-se temas cruciais como o marketing de influência, questionando se é uma estratégia duradoura ou uma tendência passageira, e a problemática do Greenwashing na era da consciência ambiental.

    Outros temas de destaque incluem a comunicação na era da desinformação, onde se analisa o crescimento da extrema-direita e a iliteracia digital, e a reflexão sobre a cancel culture versus a liberdade de expressão, debatendo os limites entre censura e responsabilidade social. Discutimos também o impacto das novas tecnologias na experiência do consumidor e o empoderamento feminino como estratégia de marketing das marcas.

    Não menos importante, esta edição recupera a discussão sobre a evolução do comércio do tradicional ao social, o impacto do employer branding na retenção de talentos, e a influência do entretenimento no desporto moderno. Exploramos a comunicação e a literacia em saúde, estratégias de marketing de conteúdo, e o papel do copywriter no cenário atual da comunicação.

    Boas leituras!

  • The Trends Hub

    The Trends Hub
    N.º 3 (2023)

  • Capa

    The Trends Hub
    N.º 2 (2022)

  • Capa

    The Trends Hub
    N.º 1 (2021)

    A Revista The Trends Hub é uma publicação essencialmente técnica, que se encontra em início de edição, sendo concebida para acolher e disseminar tendências atuais e futuras nas mais diversas áreas da comunicação empresarial, identificadas pelos estudantes finalistas da Licenciatura em Comunicação Empresarial do ISCAP. É uma publicação anual de short papers sujeitos a revisão por uma comissão científica de peritos, profissionais no terreno e académicos.

    Trago-vos com especial carinho o primeiro número da The Trends Hub.

    Nascida em pleno confinamento, no apogeu da pandemia COVID-19, a revista segue em paralelo com o fórum digital The Trens Hub no Linkedin, numa atividade de expansão associada a uma comunidade crescente de estudantes, alumni, profissionais, académicos e entusiastas da Comunicação e Ciências Empresariais, que se juntam para escrever e comentar as tendências atuais e futuras.

    É um projeto de tomada de voz num encontro de vozes, de ampliação académica, pessoal e profissional, de networking e de impressão de marcas e identidades.

    Publicado um ano depois, este primeiro número é um presente dos finalistas de 2022 para os finalistas de 2021, a quem não foi dada a oportunidade de integrar o processo editorial corrente, num gesto de reconhecimento e cooperação.


    É esta a cultura e é esta a entrega, que nutre e é alimentada por jovens inspiradores e que abre mão deles para o sucesso.

    Boas leituras!