Edições Anteriores
-
The Trends Hub
Vol. 1 N.º 5 (2025)É com renovado entusiasmo que apresentamos o quinto número da The Trends Hub – Revista Académica de Tendências em Comunicação e Ciências Empresariais. Esta edição marca mais um capítulo do compromisso da revista com a partilha de conhecimento, reflexão crítica e análise aprofundada das dinâmicas emergentes nas áreas da comunicação e ciências empresariais, fruto do trabalho dos estudantes finalistas da Licenciatura em Comunicação Empresarial do ISCAP.
Num cenário global marcado pela constante transformação digital, pelo crescimento da inteligência artificial e pela redefinição das relações entre marcas, consumidores e colaboradores, esta edição reúne um conjunto alargado e diversificado de short papers que espelham a curiosidade intelectual e o pensamento estratégico dos jovens investigadores. A The Trends Hub mantém-se, assim, como um espaço de publicação e diálogo, não apenas académico, mas também prático, com reflexos diretos na realidade das organizações.
Nesta edição, os temas abordam questões centrais da atualidade: desde o impacto da inteligência artificial na comunicação, no marketing digital e no bem-estar organizacional, à crescente preocupação com a privacidade dos consumidores na era da hiperpersonalização e do fim dos third-party cookies. Discutem-se ainda os limites éticos da influência digital e o fenómeno do deinfluencing, as estratégias de empatia e storytelling nas marcas, e os desafios da desinformação e da cultura de cancelamento.
São também destacadas reflexões sobre a comunicação interna nas organizações, o papel do neuromarketing na experiência do consumidor, as estratégias de sustentabilidade e os riscos do greenwashing e woke washing, bem como a forma como o entretenimento, a música, o desporto e a arte de rua se afirmam como ferramentas de comunicação poderosas.
A edição deste ano reafirma o papel da The Trends Hub como um radar de tendências e um espaço de investigação e experimentação. Da transformação do futebol e da música à ascensão do podcasting, do impacto do TikTok à reinvenção da comunicação interna, esta coleção de artigos convida à reflexão sobre o presente e futuro da comunicação empresarial.
A todos os que nos acompanham nesta jornada — estudantes, docentes, profissionais e curiosos — desejamos uma excelente leitura e reflexão inspiradora.
Boas leituras!
-
The Trends Hub
N.º 4 (2024)É com grande entusiasmo que apresentamos o quarto número da revista The Trends Hub, Revista Académica de Tendências em Comunicação e Ciências Empresariais. Esta edição reafirma o compromisso contínuo da revista em disseminar tendências na comunicação e ciências empresariais, fruto do trabalho árduo e dedicação dos estudantes finalistas da Licenciatura em Comunicação Empresarial do ISCAP.
A The Trends Hub destaca-se, não apenas como uma plataforma de publicação anual de short papers, revistos por uma Comissão Científica de revisores, profissionais e académicos, mas também como um fórum digital dinâmico no LinkedIn. Desde 2021, o fórum tem crescido, acolhendo estudantes, alumni, profissionais e entusiastas que se unem para discutir e comentar as tendências emergentes no campo da comunicação empresarial.
Nesta edição, os artigos refletem a diversidade e a profundidade das reflexões e investigações conduzidas pelos estudantes. Desde a exploração do poder do storytelling ao impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens, passando pelo papel da inteligência artificial na moda e a importância da saúde mental em contexto universitário, cada artigo proporciona uma reflexão para desafios contemporâneos na comunicação empresarial. Além disso, cobrem-se temas cruciais como o marketing de influência, questionando se é uma estratégia duradoura ou uma tendência passageira, e a problemática do Greenwashing na era da consciência ambiental.
Outros temas de destaque incluem a comunicação na era da desinformação, onde se analisa o crescimento da extrema-direita e a iliteracia digital, e a reflexão sobre a cancel culture versus a liberdade de expressão, debatendo os limites entre censura e responsabilidade social. Discutimos também o impacto das novas tecnologias na experiência do consumidor e o empoderamento feminino como estratégia de marketing das marcas.
Não menos importante, esta edição recupera a discussão sobre a evolução do comércio do tradicional ao social, o impacto do employer branding na retenção de talentos, e a influência do entretenimento no desporto moderno. Exploramos a comunicação e a literacia em saúde, estratégias de marketing de conteúdo, e o papel do copywriter no cenário atual da comunicação.
Boas leituras!
-
The Trends Hub
N.º 3 (2023)É com grande satisfação que apresentamos o terceiro número da The Trends Hub – Revista Académica de Tendências em Comunicação e Ciências Empresariais. Esta edição reforça o papel da revista como uma plataforma de pensamento crítico e criativo, construída com o empenho dos estudantes finalistas da Licenciatura em Comunicação Empresarial do ISCAP.
Num contexto marcado pela acelerada evolução tecnológica e pelas transformações sociais e culturais, os artigos desta edição abordam com ousadia e sensibilidade temas que desafiam organizações, profissionais e cidadãos. Entre eles, destacam-se as tensões entre inclusão e comunicação politicamente correta, o papel da inteligência artificial no marketing e na criatividade humana, e as consequências da desinformação na sociedade e na reputação das marcas.
A cultura woke, o greenwashing, o impacto do TikTok, o poder do storytelling e o copywriting são apenas alguns dos tópicos explorados com rigor e perspetiva crítica. Os autores questionam ainda a forma como nos relacionamos com o ativismo de marca, a igualdade de género, a diversidade e os desafios éticos da comunicação empresarial contemporânea.
Esta edição também reflete sobre o papel da tecnologia, como o ChatGPT, e o seu impacto na educação, criatividade e comunicação organizacional. Abordam-se ainda estratégias de employer branding, ativação de marca, marketing inclusivo, publicidade digital e o fenómeno das redes sociais enquanto agentes culturais e económicos.
A The Trends Hub volta assim a cumprir a sua missão de mapear tendências e provocar reflexão, ao reunir contributos que espelham as preocupações, valores e visões de uma geração preparada para transformar a comunicação nas organizações.
Boas leituras — e que estas páginas inspirem novas conversas, ações e ideias!
-
The Trends Hub
N.º 2 (2022)É com grande entusiasmo que apresentamos o segundo número da The Trends Hub – Revista Académica de Tendências em Comunicação e Ciências Empresariais, uma iniciativa que reflete o pensamento crítico e inovador dos estudantes finalistas da Licenciatura em Comunicação Empresarial do ISCAP.
Esta edição mergulha num leque alargado de temas que traduzem as inquietações e interesses das novas gerações de comunicadores. Vivemos tempos de profundas transformações sociais, digitais e culturais — e os artigos aqui reunidos são reflexo dessa mudança constante.
A transformação digital é um eixo central nesta edição, abordada sob múltiplas perspetivas: desde o impacto nas profissões e competências exigidas no futuro, ao papel crescente da realidade virtual, do metaverso, e da comunicação em plataformas digitais. Outros artigos questionam a adaptação do marketing à era digital, explorando estratégias como o marketing não-intrusivo, o branding minimalista e o personal branding, além da ascensão de influenciadores e fenómenos como MrBeast e o empire of influencers.
Temas de forte relevância social atravessam a edição, como a igualdade de género, a diversidade e a inclusão nas organizações e na comunicação de marcas, alertando para os perigos do greenwashing, da falsa responsabilidade social e da superficialidade em torno do ativismo corporativo.
Questões ligadas ao cancel culture, ao politicamente correto, à guerra de informação (em especial no contexto da guerra na Ucrânia), à literacia financeira e à ética no consumo também marcam presença, revelando uma abordagem crítica e consciente dos estudantes perante o panorama global.
A edição aprofunda ainda a importância da comunicação interna e organizacional, da cultura de trabalho no pós-pandemia, e da comunicação no setor desportivo, do futebol à restauração, mostrando como a comunicação é um elemento transversal e estratégico para qualquer setor.
Num tempo em que o silêncio, a desinformação ou a banalização da mensagem podem comprometer reputações e valores, esta edição desafia-nos a pensar, a agir e a comunicar com autenticidade, responsabilidade e impacto.
Boas leituras!
-
The Trends Hub
N.º 1 (2021)A Revista The Trends Hub é uma publicação essencialmente técnica, que se encontra em início de edição, sendo concebida para acolher e disseminar tendências atuais e futuras nas mais diversas áreas da comunicação empresarial, identificadas pelos estudantes finalistas da Licenciatura em Comunicação Empresarial do ISCAP. É uma publicação anual de short papers sujeitos a revisão por uma comissão científica de peritos, profissionais no terreno e académicos.
Trago-vos com especial carinho o primeiro número da The Trends Hub.
Nascida em pleno confinamento, no apogeu da pandemia COVID-19, a revista segue em paralelo com o fórum digital The Trens Hub no Linkedin, numa atividade de expansão associada a uma comunidade crescente de estudantes, alumni, profissionais, académicos e entusiastas da Comunicação e Ciências Empresariais, que se juntam para escrever e comentar as tendências atuais e futuras.
É um projeto de tomada de voz num encontro de vozes, de ampliação académica, pessoal e profissional, de networking e de impressão de marcas e identidades.
Publicado um ano depois, este primeiro número é um presente dos finalistas de 2022 para os finalistas de 2021, a quem não foi dada a oportunidade de integrar o processo editorial corrente, num gesto de reconhecimento e cooperação.
É esta a cultura e é esta a entrega, que nutre e é alimentada por jovens inspiradores e que abre mão deles para o sucesso.Boas leituras!