DESENVOLVIMENTO DE PLUGIN EDUCATIVO COM IA GENERATIVA ESTUDO DE CASO NO MOODLE
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6371Palavras-chave:
Moodle, Inteligência artificial, RAG, Gamificação, Assistente educativoResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento e implementação de um plugin educativo para a plataforma moodle que integra inteligência artificial generativa através de Retrieval-Augmented Generation (RAG). O sistema desenvolvido consiste num bloco moodle que disponibiliza um assistente conversacional, chatbot, baseado no modelo gemma3:12B, complementado por elementos de gamificação por forma a aumentar o envolvimento dos estudantes. A solução utiliza a plataforma flowise para a orquestração dos fluxos de IA e implementa um sistema de recompensas progressivo baseado no número de interações. Os resultados demonstram a viabilidade técnica de integrar modelos de linguagem open source em ambientes educativos institucionais, dando uma alternativa acessível e personalizável aos assistentes comerciais. A arquitetura modular desenvolvida permite escalabilidade e futuras extensões funcionais, contribuindo para a democratização do acesso a tecnologias educativas baseadas em IA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

