DESENVOLVIMENTO DE PLUGIN EDUCATIVO COM IA GENERATIVA ESTUDO DE CASO NO MOODLE

Autores

  • Ricardo Queirós ESMAD do P.PORTO
  • David Soares ESMAD do P.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6371

Palavras-chave:

Moodle, Inteligência artificial, RAG, Gamificação, Assistente educativo

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e implementação de um plugin educativo para a plataforma moodle que integra inteligência artificial generativa através de Retrieval-Augmented Generation (RAG). O sistema desenvolvido consiste num bloco moodle que disponibiliza um assistente conversacional, chatbot, baseado no modelo gemma3:12B, complementado por elementos de gamificação por forma a aumentar o envolvimento dos estudantes. A solução utiliza a plataforma flowise para a orquestração dos fluxos de IA e implementa um sistema de recompensas progressivo baseado no número de interações. Os resultados demonstram a viabilidade técnica de integrar modelos de linguagem open source em ambientes educativos institucionais, dando uma alternativa acessível e personalizável aos assistentes comerciais. A arquitetura modular desenvolvida permite escalabilidade e futuras extensões funcionais, contribuindo para a democratização do acesso a tecnologias educativas baseadas em IA.

Downloads

Publicado

16-07-2025

Como Citar

Queirós, R., & Soares, D. (2025). DESENVOLVIMENTO DE PLUGIN EDUCATIVO COM IA GENERATIVA ESTUDO DE CASO NO MOODLE. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(3), 67–78. https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6371

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.