FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O DESENHO DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM BASEADAS EM PORTFÓLIO USANDO O TRELLO E O CHAT GPT: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v7i1.5745Palavras-chave:
Formação de professores, e-Portfolio, Aprendizagem Baseada em Portfólio, Chat GPT, TrelloResumo
O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos versátil e fácil de usar que pode ser adaptada para atividades de aprendizagem baseadas em portfólio para serem utilizadas em contextos educativos. Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre uma formação de professores onde foi utilizado o Trello para promover metodologias pedagógicas inovadoras que envolvem a criação de portfólios digitais com recurso ao ChatGPT. O estudo envolveu cinquenta e cinco professores de diferentes áreas disciplinares. Tratou-se de uma investigação mista que combina uma metodologia quantitativa e qualitativa para entender se os professores estão recetivos a usar atividades de aprendizagem baseadas em portfólio utilizando inteligência artificial na sua prática profissional. Os resultados sugerem que os professores estão recetivos à introdução de atividades de aprendizagem baseadas em portfólio utilizando inteligência artificial na sua prática docente, mas admitem dificuldades no uso do ChatGPT. Os resultados mostram que a exploração do Trello pelos professores levou-os a considerar que esta ferramenta facilita o trabalho em equipas à distância, melhora a produtividade e coordenação entre membros de equipa. Os resultados também sugerem que combinar atividades de aprendizagem baseadas em portfólio com inteligência artificial pode promover a criação de experiências educativas inovadoras e personalizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.