ALARGAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O ENVOLVIMENTO PARENTAL ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5826Palavras-chave:
jogos de tabuleiro, pedagogia dos jogos de tabuleiro, ensino superior, competênciasResumo
Vários trabalhos de investigação têm chamado a atenção para a necessidade de criar um ambiente de aprendizagem ativa para os estudantes universitários, dando prioridade a currículos que respondam aos desafios da sociedade atual e às competências. A teoria tradicional da aprendizagem centra-se na dimensão cognitiva e não tem em conta a dimensão emocional e social da aprendizagem, que torna os estudantes mais activos. A aprendizagem baseada em jogos ajuda a aprofundar os conhecimentos, a desenvolver competências e a aumentar a motivação. A eficácia dos jogos de tabuleiro revela um efeito melhor e a longo prazo em comparação com muitos outros métodos educativos tradicionais. Desenvolvemos um jogo de tabuleiro analógico que tem como objetivo aumentar os conhecimentos dos jogadores. A nossa questão de investigação é a seguinte: de que forma é que o jogo de tabuleiro que desenvolvemos contribui para aumentar os conhecimentos dos alunos sobre o envolvimento parental? O jogo de tabuleiro é recomendado principalmente para candidatos a professores. Depois de testarem o jogo de tabuleiro, os alunos preencheram um questionário no qual avaliaram a mecânica do jogo e identificaram a informação que foi considerada nova durante o jogo (n=85). Os jogadores apreciaram particularmente o carácter cooperativo do jogo de tabuleiro e as personagens. A maioria dos inquiridos considerou que as perguntas do questionário e as cartas de ação proporcionavam muitos conhecimentos úteis e que o jogo de tabuleiro oferecia uma boa oportunidade para discutir o tema.
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