O DEBATE COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A EXPRESSÃO E A INTERAÇÃO ORAL NAS AULAS DE ESPANHOL LINGUA SEGUNDA
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5422Palavras-chave:
debate, estrategia, expressão, interação, oralidadeResumo
O presente trabalho de investigação-ação, sobre o debate como uma estratégia para promover a expressão oral e interação na classe ELE, constitui uma reflexão final sobre um processo de investigação realizado em três fases: a) a observação direta de classes, b) a intervenção em sala de aula e c) análise dos resultados obtidos. Por meio de uma proposta de ensino por tarefas e tendo como tarefa final a realização de um debate, foi proposta uma unidade didática na qual prevaleceu a importância das tarefas facilitadoras. Para isso, propusemos atividades não apenas destinadas a aprimorar a conversação, exposição e argumentação do aluno, possíveis funções de trabalho com esse grupo de alunos, mas também e sem deixar de lado, atividades para fortalecer as habilidades escritas, gramaticais e auditivas. Da mesma forma, para tornar a fase de intervenção ainda mais ativa e dinâmica, um blog foi criado não apenas como uma memoria da experiência, mas também, a fim de que os alunos pudessem encontrar e revisar em cada entrada do blog, vocabulário pertinente aos seus respetivos temas de debate, estratégias de expressão oral, recursos comunicativos, perguntas e informações para refletir sobre seus respetivos temas e, finalmente, exercícios a serem feitos tanto em casa como na sala de aula. O projeto enquadra, em todas as fases estudadas, as principais atividades realizadas e uma análise detalhada dos resultados alcançados por meio da conclusão da investigação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.