O DEBATE COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A EXPRESSÃO E A INTERAÇÃO ORAL NAS AULAS DE ESPANHOL LINGUA SEGUNDA

Autores

  • Mariella Bejarano Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5422

Palavras-chave:

debate, estrategia, expressão, interação, oralidade

Resumo

O presente trabalho de investigação-ação, sobre o debate como uma estratégia para promover a expressão oral e interação na classe ELE, constitui uma reflexão final sobre um processo de investigação realizado em três fases: a) a observação direta de classes, b) a intervenção em sala de aula e c) análise dos resultados obtidos. Por meio de uma proposta de ensino por tarefas e tendo como tarefa final a realização de um debate, foi proposta uma unidade didática na qual prevaleceu a importância das tarefas facilitadoras. Para isso, propusemos atividades não apenas destinadas a aprimorar a conversação, exposição e argumentação do aluno, possíveis funções de trabalho com esse grupo de alunos, mas também e sem deixar de lado, atividades para fortalecer as habilidades escritas, gramaticais e auditivas. Da mesma forma, para tornar a fase de intervenção ainda mais ativa e dinâmica, um blog foi criado não apenas como uma memoria da experiência, mas também, a fim de que os alunos pudessem encontrar e revisar em cada entrada do blog, vocabulário pertinente aos seus respetivos temas de debate, estratégias de expressão oral, recursos comunicativos, perguntas e informações para refletir sobre seus respetivos temas e, finalmente, exercícios a serem feitos tanto em casa como na sala de aula. O projeto enquadra, em todas as fases estudadas, as principais atividades realizadas e uma análise detalhada dos resultados alcançados por meio da conclusão da investigação.

Publicado

07-10-2023

Como Citar

Bejarano, M. (2023). O DEBATE COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A EXPRESSÃO E A INTERAÇÃO ORAL NAS AULAS DE ESPANHOL LINGUA SEGUNDA. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(3), 104–113. https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5422

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