EXPLORANDO AMBIENTES WEB IMERSIVOS NUM CONTEXTO EDUCATIVO

Autores

  • Barbara Cleto DigiMedia Research Center, University of Aveiro
  • Carlos Santos DigiMedia Research Center, University of Aveiro
  • Mário Varinhos DigiMedia Research Center, University of Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i1.5799

Palavras-chave:

Ambientes Web Imersivos, formação de professores, co-criação, personalização

Resumo

Os projectos apresentados neste artigo foram desenvolvidos em dois workshops de formação sobre Ambientes Web Imersivos (AWI) em contexto educativo. As oficinas foram realizadas no âmbito de um projeto de investigação de um programa de doutoramento em Multimédia na Educação, que visa estudar e compreender a utilização de AWI em contexto de ensino-aprendizagem. O objetivo da formação foi dotar os professores de competências-chave relacionadas com a utilização de AWI, levando-os a explorar as potencialidades dos Ambientes Web Imersivos para poderem integrá-los nas suas práticas pedagógicas. Os dados recolhidos permitiram selecionar professores de diferentes disciplinas para colaborarem com os investigadores. O artigo descreve dois dos Ambientes Web Imersivos criados durante as oficinas de formação realizadas com professores do ensino básico e secundário. Para este artigo, apenas foram considerados os trabalhos cujo processo de co-criação de AWI envolveu alunos do ensino básico. O trabalho realizado pelos professores durante as oficinas de formação mostra que os AWI têm potencial para transformar as práticas de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

03-07-2024

Como Citar

Cleto, B., Santos, C., & Varinhos, M. (2024). EXPLORANDO AMBIENTES WEB IMERSIVOS NUM CONTEXTO EDUCATIVO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(1), 50–58. https://doi.org/10.34630/pel.v7i1.5799

Artigos Similares

1 2 3 4 5 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.