ALARGAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O ENVOLVIMENTO PARENTAL ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO

Autores

  • Zsófia Kocsis University of Debrecen, MTA-DE-Parent-Teacher Cooperation Research Group
  • Dániel Bodnár University of Debrecen, MTA-DE-Parent-Teacher Cooperation Research Group https://orcid.org/0009-0004-6640-7783
  • Zsolt Csák University of Debrecen, MTA-DE-Parent-Teacher Cooperation Research Group
  • Regina Sávai-Átyin University of Debrecen, MTA-DE-Parent-Teacher Cooperation Research Group
  • Gabriella Pusztai University of Debrecen, MTA-DE-Parent-Teacher Cooperation Research Group https://orcid.org/0000-0002-6682-9300

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5826

Palavras-chave:

jogos de tabuleiro, pedagogia dos jogos de tabuleiro, ensino superior, competências

Resumo

Vários trabalhos de investigação têm chamado a atenção para a necessidade de criar um ambiente de aprendizagem ativa para os estudantes universitários, dando prioridade a currículos que respondam aos desafios da sociedade atual e às competências. A teoria tradicional da aprendizagem centra-se na dimensão cognitiva e não tem em conta a dimensão emocional e social da aprendizagem, que torna os estudantes mais activos. A aprendizagem baseada em jogos ajuda a aprofundar os conhecimentos, a desenvolver competências e a aumentar a motivação. A eficácia dos jogos de tabuleiro revela um efeito melhor e a longo prazo em comparação com muitos outros métodos educativos tradicionais. Desenvolvemos um jogo de tabuleiro analógico que tem como objetivo aumentar os conhecimentos dos jogadores. A nossa questão de investigação é a seguinte: de que forma é que o jogo de tabuleiro que desenvolvemos contribui para aumentar os conhecimentos dos alunos sobre o envolvimento parental? O jogo de tabuleiro é recomendado principalmente para candidatos a professores. Depois de testarem o jogo de tabuleiro, os alunos preencheram um questionário no qual avaliaram a mecânica do jogo e identificaram a informação que foi considerada nova durante o jogo (n=85). Os jogadores apreciaram particularmente o carácter cooperativo do jogo de tabuleiro e as personagens. A maioria dos inquiridos considerou que as perguntas do questionário e as cartas de ação proporcionavam muitos conhecimentos úteis e que o jogo de tabuleiro oferecia uma boa oportunidade para discutir o tema.

Downloads

Publicado

04-07-2024

Como Citar

Kocsis, Z., Bodnár, D., Csák, Z., Sávai-Átyin, R., & Pusztai, G. (2024). ALARGAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O ENVOLVIMENTO PARENTAL ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(2), 70–80. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5826

Artigos Similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.