FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS: LIÇÕES APRENDIDAS

Autores

  • Ana Machado Instituto Superior de Engenharia do Porto & Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Julieuza Natividade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Laceda Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6360

Palavras-chave:

formação docente, Educação Profissional e Tecnológica, metodologias ativas, Cultura Educativa

Resumo

As Metodologias Ativas (MA) são abordagens educacionais especializadas que promovem o engajamento, a aprendizagem vivencial, a resolução de problemas, a colaboração, o pensamento crítico e a autonomia. Essa estratégia pode promover inúmeras incursões no fazer educativo, dentre elas a formação docente. Imerso nessa conjuntura, o objetivo principal da presente investigação é identificar os resultados de um programa de formação docente desenvolvido por intermédio de Metodologias Ativas. Para tanto, utilizou-se de um formulário semiestruturado, via Google Forms, o qual obteve a resposta de 21 participantes de um projeto de formação docente. A pesquisa foi baseada em uma abordagem qualitativa, fundamentada e orientada pela técnica de análise descritiva. Os principais resultados encontrados foram: aquisição de conhecimentos em estratégias construtivas como Design Thinking e Challenge Based Learning em ambientes de aprendizagem híbridos; desenvolvimento do papel de professor multiplicador; uso da Inteligência Artificial e a ampliação do reconhecimento da cultura educacional, afastando-se do paradigma tecnicista; o desenvolvimento de projetos com abordagens diversas. Logo, como resultado, observou-se a importância das MA na formação docente em três níveis: pessoal, profissional e institucional.

Biografias Autor

Ana Machado, Instituto Superior de Engenharia do Porto & Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui graduação em Ciências Biológicas (1989) e em Pedagogia (2000). Especialização em Turismo Ambiental (2002). Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente faz pós-doutoramento no Instituto Politécnico de Porto (IPP), Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD), em Tecnologia e Sustentabilidade Participa do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Educação e Meio Ambiente – TEMA. Atua como professora do Ensino Básico Técnico em Biologia, na Graduação em Engenharia de Controle e Automação. Participou do Programa de Treinamento no Danida Scholarship, curso: Green Transition: Circular Economy and Environmental sustentainability, pelo Ministério de Relações Exteriores da Dinamarca. Participou do projeto: Rede de Monitoramento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Educandos, Manaus - AM (Projeto IETÉ). Participou no projeto Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network -LAPASSION, no âmbito do acordo de Cooperação Internacional 585687 -EPP -2017 -1-PT-EPPKA2-CBHE-JP, com recursos oriundos do Programa Erasmus Plus da União Europeia. Por fim participou da Formação Educadores para o Século XXl pelo Projeto ARANOUÁ em parceria com o Instituo Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Tem interesse na área Educação e sustentabilidade, Gestão ambiental e Transição Verde (Economia circular).

Julieuza Natividade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2008), especialista em Docência da Língua Portuguesa pelo ISEAMA (2010) e Metodologias Ativas de Aprendizagem para Ensino Vocacional e Tecnológico pelo ISEP(2023), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Atua na docência desde 2003. Em 2010, se efetivou no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), como docente de carreira EBTT em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Além da docência, no IFAM Campus Parintins, foi Chefe do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão (DEPEP); no Campus Manaus Distrito Industrial, exerceu a função de Diretora de Ensino Substituta e, na Reitoria, foi Coordenadora Geral de Cursos Técnicos. Durante esse período, desenvolveu pesquisas nas áreas de Organização Curricular da EPTNM, História e Poder na Amazônia, Oralidade nas Produções Textuais, Acompanhamento de Monitoria Escolar, Metodologias Ativas e Robótica Educacional. Atualmente é professora de ensino básico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus Manaus Distrito Industrial. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Processos Educativos na Contemporaneidade, pesquisadora do Polo de Inovação (INOVA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Língua Portuguesa e Literatura, além de fazer pesquisa na área de Trabalho e Educação, Metodologias Ativas, Robótica Educacional e Industrial.

Laceda Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Graduado em Filosofia, Psicologia e Pedagogia. Especialista em Psicologia Jurídica e Saúde Mental. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia. Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Educação e Meio Ambiente - TEMA. Possui interesse em assuntos relacionados à infância e adolescência, educação ambiental na cidade, divulgação científica, filosofia no contexto amazônico e educação profissional e tecnológica. Atua como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Amazonas. Por fim participou da primeira turma Formação Educadores para o Século XXl pelo Projeto ARANOUÁ em parceria com o Instituo Superior de Engenharia do Porto (ISEP). 

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Publicado

16-07-2025

Como Citar

Machado, A., Souza Natividade , J. de, & Cavalcante Lacerda Junior, J. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS: LIÇÕES APRENDIDAS . PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(3), 1–11. https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6360

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