Linguagem Audiovisual – como Planificar um Vídeo para o Ensino a Distância e para Flipped Classroom

Autores

  • Armando Silva Politécnico do Porto | E-IPP/ESE, Portugal
  • Paula Peres Politécnico do Porto | E-IPP/ISCAP, Portugal
  • Lino Oliveira Politécnico do Porto E-IPP/ESMAD, Portugal
  • Ângelo Jesus Politécnico do Porto | E-IPP/ESS, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.vi1.2473

Resumo

O vídeo apresenta-se como um recurso valioso e muito utilizado nos contextos de ensino a distância e nas metodologias de flipped classroom. A produção e a realização de conteúdos em formato vídeo, para estes contextos, regem-se por regras específicas da linguagem audiovisual e requerem a utilização de um guião de planificação de gravação e de edição de vídeo com um questionário embutido. O guião proposto neste trabalho considera para cada plano de vídeo: a escala de planos, as posições da câmara, os movimentos de câmara, os movimentos de personagens, a ação, as falas, a música, e as questões para autoavaliação. O guião proposto, aglutina todos os itens necessários à produção e à realização de um vídeo numa estrutura holística que assegurará ao produtor/realizador do vídeo o controlo eficaz da narrativa e ainda, através dos questionários embutidos, permitirá ao aluno realizar a autoavaliação do seu progresso e também do seu sucesso na aprendizagem proposta. Deste modo, o modelo de guião proposto disponibiliza a informação necessária e precisa sobre os diversos itens que permitem a produção e a realização de vídeos orientados para os ambientes de ensino a distância e para as metodologias flipped classroom.

 Artigo Completo

Publicado

07-02-2018

Como Citar

Silva, A., Peres, P., Oliveira, L., & Jesus, Ângelo. (2018). Linguagem Audiovisual – como Planificar um Vídeo para o Ensino a Distância e para Flipped Classroom. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 1(1). https://doi.org/10.34630/pel.vi1.2473

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)