FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS: LIÇÕES APRENDIDAS
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6360Palavras-chave:
formação docente, Educação Profissional e Tecnológica, metodologias ativas, Cultura EducativaResumo
As Metodologias Ativas (MA) são abordagens educacionais especializadas que promovem o engajamento, a aprendizagem vivencial, a resolução de problemas, a colaboração, o pensamento crítico e a autonomia. Essa estratégia pode promover inúmeras incursões no fazer educativo, dentre elas a formação docente. Imerso nessa conjuntura, o objetivo principal da presente investigação é identificar os resultados de um programa de formação docente desenvolvido por intermédio de Metodologias Ativas. Para tanto, utilizou-se de um formulário semiestruturado, via Google Forms, o qual obteve a resposta de 21 participantes de um projeto de formação docente. A pesquisa foi baseada em uma abordagem qualitativa, fundamentada e orientada pela técnica de análise descritiva. Os principais resultados encontrados foram: aquisição de conhecimentos em estratégias construtivas como Design Thinking e Challenge Based Learning em ambientes de aprendizagem híbridos; desenvolvimento do papel de professor multiplicador; uso da Inteligência Artificial e a ampliação do reconhecimento da cultura educacional, afastando-se do paradigma tecnicista; o desenvolvimento de projetos com abordagens diversas. Logo, como resultado, observou-se a importância das MA na formação docente em três níveis: pessoal, profissional e institucional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

