APRENDIZAGENS ADAPTATIVAS NOS PLANOS DE ESTUDOS DE ARTES VISUAIS: UMA ANÁLISE PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5819

Palavras-chave:

aprendizagem adaptativa, metodologia projetual, artes visuais, estratégias pedagógicas, competências práticas

Resumo

O Curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas valoriza a aprendizagem adaptativa, proporcionando conteúdos educativos que atendam às necessidades dos estudantes. Uma das principais estratégias pedagógicas adotadas é a metodologia de trabalho de projeto, focada na estruturação do pensamento criativo e na resolução de desafios pedagógicos, tecnológicos e artísticos apresentados nas diferentes Unidades Curriculares (UC). Neste contexto, foram analisadas as UC Oficina de Cerâmica e Design de Produto, onde esta metodologia é aplicada de forma prática e tangível. Através da ação direta sobre os materiais e da reflexão do processo criativo, adquirem-se competências que capacitam a prática artística autónoma, estimulando a observação e a exploração de novas possibilidades, desenvolvendo o espírito crítico perante os projetos. É aplicada interdisciplinarmente, integrando conceitos e processos tecnológicos. Em equipa, desenvolvem-se soluções para problemas específicos, explorando diferentes processos de fabricação e técnicas de representação, testadas através da prototipagem física e digital. Este processo, melhora a qualidade das respostas e promove a aprendizagem através da experimentação e do erro. À luz das experiências vivenciadas nas UC apresentadas, destacamos a eficácia desta metodologia na promoção da autonomia criativa e no desenvolvimento de competências práticas e reflexivas, estimulando a capacidade de aprender fazendo (Ingold, 2013). A abordagem prática proporciona um conhecimento tácito, para as práticas artísticas e de design, em linha com a reflexão sobre os modos de ensinar de Felmingham (Felmingham, 2014). Esta metodologia estimula a colaboração, experimentação e a reflexão crítica, preparando os estudantes para os desafios contemporâneos. A teoria proposta encontra bons resultados na prática oficinal, aproximando-se do que Guiller et al. (Guiller, Durndell, & Ross, 2008) apelidam de aprendizagem autêntica e multidimensional.

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Publicado

04-07-2024

Como Citar

Gonçalves, R., Lopes, S., & Eanes, G. (2024). APRENDIZAGENS ADAPTATIVAS NOS PLANOS DE ESTUDOS DE ARTES VISUAIS: UMA ANÁLISE PRÁTICA. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(2), 34–39. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5819

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