APRENDIZAGENS ADAPTATIVAS NOS PLANOS DE ESTUDOS DE ARTES VISUAIS: UMA ANÁLISE PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5819Palavras-chave:
aprendizagem adaptativa, metodologia projetual, artes visuais, estratégias pedagógicas, competências práticasResumo
O Curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas valoriza a aprendizagem adaptativa, proporcionando conteúdos educativos que atendam às necessidades dos estudantes. Uma das principais estratégias pedagógicas adotadas é a metodologia de trabalho de projeto, focada na estruturação do pensamento criativo e na resolução de desafios pedagógicos, tecnológicos e artísticos apresentados nas diferentes Unidades Curriculares (UC). Neste contexto, foram analisadas as UC Oficina de Cerâmica e Design de Produto, onde esta metodologia é aplicada de forma prática e tangível. Através da ação direta sobre os materiais e da reflexão do processo criativo, adquirem-se competências que capacitam a prática artística autónoma, estimulando a observação e a exploração de novas possibilidades, desenvolvendo o espírito crítico perante os projetos. É aplicada interdisciplinarmente, integrando conceitos e processos tecnológicos. Em equipa, desenvolvem-se soluções para problemas específicos, explorando diferentes processos de fabricação e técnicas de representação, testadas através da prototipagem física e digital. Este processo, melhora a qualidade das respostas e promove a aprendizagem através da experimentação e do erro. À luz das experiências vivenciadas nas UC apresentadas, destacamos a eficácia desta metodologia na promoção da autonomia criativa e no desenvolvimento de competências práticas e reflexivas, estimulando a capacidade de aprender fazendo (Ingold, 2013). A abordagem prática proporciona um conhecimento tácito, para as práticas artísticas e de design, em linha com a reflexão sobre os modos de ensinar de Felmingham (Felmingham, 2014). Esta metodologia estimula a colaboração, experimentação e a reflexão crítica, preparando os estudantes para os desafios contemporâneos. A teoria proposta encontra bons resultados na prática oficinal, aproximando-se do que Guiller et al. (Guiller, Durndell, & Ross, 2008) apelidam de aprendizagem autêntica e multidimensional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.