Alinhados – Educação & Arte, sinergias para o conhecimento

Uma experiência de iniciação à prática profissional na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos

Autores

  • Poliksena Hardalova Escola Superior de Educação; Instituto Politécnico do Porto
  • Susana Lopes Escola Superior de Educação; Instituto Politécnico do Porto
  • Ana Monteiro Escola Superior de Educação; Instituto Politécnico do Porto
  • Aurora Ferreira Escola Superior de Educação; Instituto Politécnico do Porto
  • João Carvalho Escola Superior de Educação; Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v1i4.4262

Palavras-chave:

Educação Artística, Ensino a Distância

Resumo

No contexto das restrições provocadas pela Pandemia de COVID 19, 3 estagiários da ESE-IPP da Licenciatura de AVTA, a realizar a sua Iniciação à Prática Profissional na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (E2OM), foram desafiados a reinventar estratégias e metodologias para envolver e integrar jovens em abandono precoce a frequentar a E2OM. É assim que surgem os projetos Mapa Mundi e Favela, no interior de um projeto maior, o espetáculo E2OM 2021 "Circum-Navegar".

Este projeto foi instalado e encenado no palco do teatro Flor de Infesta, impactando todos os que nele trabalharam e mobilizou para o centro desta experiência a ARTE como auto expressão criadora, desenvolvimento cognitivo, facilitadora da performance académica e preparação para o trabalho.

Através da Educação Artística criaram-se sinergias que mantiveram os jovens ligados à instituição e às propostas apresentadas em formato E@D durante o confinamento. Foi uma experiência muito desafiante, de adaptação e de oportunidades para desenvolver atividades e projetos adequados às caraterísticas da nova realidade e das necessidades e anseios do grupo de jovens.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Hardalova, P., Lopes, S., Monteiro, A., Ferreira, A., & Carvalho, J. (2021). Alinhados – Educação & Arte, sinergias para o conhecimento: Uma experiência de iniciação à prática profissional na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, (4), 37–47. https://doi.org/10.34630/pel.v1i4.4262