AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DO ENSINO SUPERIOR ANGOLANO: CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES BASEADAS NO MODELO SAMR
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4929Palavras-chave:
tecnologias digitais; atividades pedagógicas e o modelo SAMIRResumo
O presente artigo aborda as tecnologias digitais nas atividades pedagógicas do ensino superior angolano através dos dados empíricos de 12 (doze) aulas observadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidade da Universidade do Namibe-FCSH/UNIMBE a partir do modelo SAMR de Puentedura. A pesquisa teve os seguintes objetivos: (i) analisar o modo como os professores angolanos utilizam as tecnologias digitais nas suas atividades pedagógicas; (ii) caracterizar a fase do modelo SAMR de utilização das tecnologias digitais em que os professores se encontram. A investigação é de natureza qualitativa; para a recolha de dados utilizou-se a observação não participante por meio de uma grelha de observação de aula. Os dados apresentados demostraram que os professores observados utilizam o computador e o projetor, para o seu auxílio na apresentação dos conteúdos em slides de Power Point. A sua partilha com os estudantes é feita por meio de dispositivo de armazenamento de dados como o pendriver (USB) ou smartphone. Concluímos também que os professores observados estão em fase de substituição (no modelo SAMR), ou seja, a substituição de giz, quadro negro, papel por tecnologias digitais, tais como o computador pessoal do professor, apresentação Power Point e o projetor.
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