GERIR AS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS PARA UMA SALA DE AULA DE INGLÊS DO 1.º CEB INCLUSIVA E TRANSFORMADORA

Autores

  • Cláudio Santos Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo / Universidad de Santiago de Compostela
  • Mário Cruz Politécnico do Porto / inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação https://orcid.org/0000-0001-8894-8821
  • Fátima Faya Cerqueiro Universidad de Santiago de Compostela

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5813

Palavras-chave:

gamificação, e-inclusão, abordagens transformadoras, inglês do 1.º CEB

Resumo

Durante a transição para o século XXI, Jacques Delors alertou para o facto da educação ser “um dos instrumentos mais poderosos para moldar o futuro ou, em termos mais modestos, para nos orientar para o futuro, tirando partido de tendências construtivas e evitando obstáculos” (Delors, 1996).

Posto isto, o cenário educativo atual deve ter como foco principal dar aos alunos “oportunidades que os desafiem a resolver problemas complexos, a tomar decisões racionais e a apresentar argumentos convincentes para os solucionar” (Harshbarger, 2016), em vez de incidir em avaliações sumativas anuais, como acontece na maioria dos contextos educativos públicos contemporâneos (Harshbarger, 2016).

Assim, o Octalysis Framework de Chou surge como uma ferramenta valiosa na gestão da motivação, envolvimento e desenvolvimento holístico dos alunos (Chou, 2016), visando um perfil através do qual são mobilizados conhecimentos, competências e valores (Ehlers, 2020) para responder a exigências complexas (OCDE, 2018). Além disso, este quadro de referência incide em motivações intrínsecas e extrínsecas que fomentam ações desejadas (Chou, 2016) na sala de aula de inglês, promovendo, assim, abordagens e-inclusivas e transformadoras que estão alinhadas com o Desenho Universal para Aprendizagem (Hersh, 2020).

Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito de um projeto de doutoramento cujo principal objetivo é refletir sobre a Pedagogia da Gamificação e como esta pode afetar o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, seguindo uma metodologia etnográfica e qualitativa. Os resultados tendem a mostrar que os alunos se tornaram mais produtivos e empenhados na aprendizagem de uma segunda língua, no entanto, ocorreram alguns constrangimentos durante as nossas práticas.

Downloads

Publicado

04-07-2024

Como Citar

Santos, C., Cruz, M., & Faya Cerqueiro, F. (2024). GERIR AS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS PARA UMA SALA DE AULA DE INGLÊS DO 1.º CEB INCLUSIVA E TRANSFORMADORA. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(2), 8–20. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5813

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

<< < 1 2 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.