A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE INGLÊS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Ana Patrícia Ferreira Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.5976

Palavras-chave:

inglês, comunicação intercultural, formação inicial de professores, competência intercultural

Resumo

Este artigo explora a importância da integração de unidades curriculares de educação intercultural na formação inicial de professores de inglês do ensino básico. Com base na minha experiência profissional e na observação reflexiva contínua do desempenho dos meus alunos no decurso das aulas de comunicação intercultural, a par de uma pesquisa bibliográfica criteriosa, este texto sublinha a necessidade de se aprofundar a consciência intercultural e as competências de comunicação entre os futuros educadores. Estas competências são essenciais para promover ambientes de aprendizagem inclusivos e dinâmicos. A análise revela que a incorporação da comunicação intercultural na formação de professores não só melhora as práticas pedagógicas, como também prepara os professores para responderem efetivamente às necessidades de um corpo discente multicultural. As conclusões defendem a inclusão da educação intercultural nos currículos dos cursos de formação inicial de professores de inglês do ensino básico  que promove a compreensão e o diálogo, enriquecendo a experiência educativa global tanto para professores como para alunos.

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Publicado

08-01-2025

Como Citar

Ferreira, A. P. (2025). A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE INGLÊS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(1), 1–11. https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.5976

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