AS POTENCIALIDADES DA REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Daniela Rocha Bicalho Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • João Piedade Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • João Filipe Matos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5353

Palavras-chave:

aprendizagem, ambientes imersivos, educação, realidade virtual

Resumo

O uso das plataformas virtuais de aprendizagem, intensificado pela pandemia de Covid-19, reforça a importância da transformação digital na educação. Corroborado pela investigação da European Commission (2022) do ecossistema de eXtended Reality e do fomento através da IN.CoDe.2030 (Portugal, 2017) na inclusão digital e na formação de pessoas, as tecnologias imersivas podem ser aliadas e integradas ao processo de aprendizagem no ambiente educativo. O projeto de doutoramento, que se desdobra em fases e ciclos interativos (Revisão da literatura; Framework pedagógico; Desenvolvimento e validação de um protótipo educativo), utiliza a design-based research (DBR) como abordagem metodológica e tem como objetivo especificar um conjunto de diretrizes, detalhando requisitos do ponto de vista educativo e informático, para construir um framework pedagógico norteador de experiências educativas imersivas na formação inicial de professores. Encontra-se atualmente na fase de revisão da literatura e pretende investigar as potencialidades da Realidade Virtual (RV), para mapear a utilização dos recursos da RV e responder à pergunta: Como a Realidade Virtual contribui para aprendizagem? A expectativa da investigação é promover discussões e reflexões sobre o uso da tecnologia nas práticas educativas, em especial, tecnologias imersivas. Este estudo permitiu verificar a influência da RV nas práticas educativas.

Downloads

Publicado

07-10-2023

Como Citar

Bicalho, D. R., Piedade, J., & Matos, J. F. (2023). AS POTENCIALIDADES DA REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(3), 36–42. https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5353

Artigos Similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.