A situated learning na licenciatura de tradução e interpretação em Língua Gestual Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v1i4.4240Palavras-chave:
Inovação pedagógica, Interpretação, Língua Gestual Portuguesa, Situated learningResumo
Através da situated learning a aprendizagem é entendida como uma abordagem dependente do contexto, em que os estudantes são expostos a ambientes de trabalho e tarefas da vida real, tanto dentro como fora da sala de aula. Sob essa abordagem, os estudantes da licenciatura de Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (TILGP) têm desenvolvido tarefas em contexto real. Propomo-nos a refletir sobre as perceções das vivências de 9 estudantes do 3.º ano da licenciatura de TILGP, da ESE do P.PORTO, relativamente à importância de atividades inovadoras que têm sido realizadas em contextos diversificados (como, Porto Legends - The Underground Experience; Nau Quinhentista e Alfândega Régia; espetáculo humorístico de Rúben Branco & Convidados; projeto de mestrado Museum Web Exhibition; Seminário - Violência Doméstica), ou seja, feedbacks que os próprios deram por escrito. Os dados recolhidos foram organizados em 6 temas, sendo todos eles positivamente associados à experiência de situated learning dos estudantes: desenvolvimento/enriquecimento, capacidades de tradução/interpretação, contextos das atividades, contextos de trabalho, ensino prático e futuro. Os estudantes reconhecem que esta forma de aprendizagem tem um impacto positivo em diferentes vertentes na sua formação académica, bem como contribui para a prática profissional futura.
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