AS POTENCIALIDADES DA REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5353Palavras-chave:
aprendizagem, ambientes imersivos, educação, realidade virtualResumo
O uso das plataformas virtuais de aprendizagem, intensificado pela pandemia de Covid-19, reforça a importância da transformação digital na educação. Corroborado pela investigação da European Commission (2022) do ecossistema de eXtended Reality e do fomento através da IN.CoDe.2030 (Portugal, 2017) na inclusão digital e na formação de pessoas, as tecnologias imersivas podem ser aliadas e integradas ao processo de aprendizagem no ambiente educativo. O projeto de doutoramento, que se desdobra em fases e ciclos interativos (Revisão da literatura; Framework pedagógico; Desenvolvimento e validação de um protótipo educativo), utiliza a design-based research (DBR) como abordagem metodológica e tem como objetivo especificar um conjunto de diretrizes, detalhando requisitos do ponto de vista educativo e informático, para construir um framework pedagógico norteador de experiências educativas imersivas na formação inicial de professores. Encontra-se atualmente na fase de revisão da literatura e pretende investigar as potencialidades da Realidade Virtual (RV), para mapear a utilização dos recursos da RV e responder à pergunta: Como a Realidade Virtual contribui para aprendizagem? A expectativa da investigação é promover discussões e reflexões sobre o uso da tecnologia nas práticas educativas, em especial, tecnologias imersivas. Este estudo permitiu verificar a influência da RV nas práticas educativas.
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