DO SENTIR AO SABER: EXPLORAR AS EMOÇÕES ATRAVÉS DA PEDAGOGIA PARTICIPATIVA COM ALUNOS DO 1.º CEB

Autores

  • Susana Catarina Silva Oliveira Escola Superior de Educação do Politécnico do Instituto Politécnico do Porto https://orcid.org/0009-0000-3259-7874
  • Vânia Gabriela Dias Graça Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6376

Palavras-chave:

pedagogias participativas, inteligência emocional, desenvolvimento integral dos alunos, 1.º CEB

Resumo

A educação transforma-se ao longo do tempo. Os velhos paradigmas de ensino, de cariz tradicional, já não se encaixam mais nos cenários educativos atuais. Neste sentido, a pedagogia participativa é uma abordagem educativa que coloca o aluno no centro do seu processo de aprendizagem, valorizando a sua voz, experiências, interesses e participação ativa na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para este artigo selecionou-se a unidade de aprendizagem cujo tema foi “A Cidade Sem Cor”, com enfoque no desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos. Optou-se pela metodologia de Investigação-Ação, recorrendo a diversos instrumentos e técnicas para a recolha de dados, entre os quais se destacam as narrativas reflexivas, as notas de observação e as produções realizadas pelos alunos. Em conclusão, esta experiência reforça a relevância do trabalho em sala de aula de competências de gestão emocional, como autoconhecimento, empatia e resiliência, que são pilares da inteligência emocional, promovendo um debate alargado sobre a integração de competências socioemocionais no currículo e fortalecendo uma cultura escolar colaborativa, inclusiva e crítica.

Downloads

Publicado

16-07-2025

Como Citar

Silva Oliveira, S. C., & Dias Graça, V. G. (2025). DO SENTIR AO SABER: EXPLORAR AS EMOÇÕES ATRAVÉS DA PEDAGOGIA PARTICIPATIVA COM ALUNOS DO 1.º CEB. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(2), 21–31. https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6376

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.