USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ESTRATÉGIA INOVADORA PARA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5807Palavras-chave:
formação de professores, modelo TPACK, história em quadrinhoResumo
Aliar tecnologias nas escolas com ferramentas digitais pedagógicas impacta significativamente o desempenho dos alunos e o planejamento das aulas dos professores. Este processo exige uma abordagem criteriosa e o desenvolvimento de um conhecimento complexo e contextualizado. A pesquisa delineia estratégias para integrar conteúdo, pedagogia e tecnologia, garantindo o uso efetivo de recursos tecnológicos pedagógicos. Trata-se de um estudo aplicado, qualitativo, descritivo e participativo, baseado no framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), conduzido com 29 cursistas da disciplina Metodologias de Ensino de Ciências de um mestrado profissional para professores de ciências e matemática em uma instituição pública brasileira. A coleta de dados foi realizada por meio de fóruns de discussão na plataforma Moodle. Os instrumentos de coleta revelaram uma avaliação positiva dos alunos sobre o uso de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica. Este método permitiu aos alunos demonstrar evidências de aprendizagem através da produção de pôsteres, descrevendo o processo de construção de suas histórias em quadrinhos, aceitos para publicação em um evento científico. Os achados destacam a satisfação dos cursistas com a experiência e a eficácia da tecnologia no processo cognitivo e na construção de significados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.