MODELOS DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO DIGITAL

REFLEXÕES PARA UM ESTUDO COMPARATIVO INTERNACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5796

Palavras-chave:

educação digital, didática digital, modelos didáticos, ensino superior

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da didática digital nos processos educativos digitais no Ensino Superior (ES). Procura fornecer uma visão geral do estado da discussão sobre a didática digital, especificamente o conceito de didática digital, a relevância de modelos didáticos específicos para ambientes educativos digitais e a necessidade de formação de professores nesta área. A literatura mostra que ainda existe uma lacuna entre a ampla gama de tecnologias educativas disponíveis e o conhecimento didático necessário para utilizar eficazmente as TIC na prática profissional dos professores. Este artigo também inclui uma visão geral do nosso projeto de doutoramento em Didática Digital a decorrer na Universidade de León (Espanha), com dois objetivos importantes em mente: identificar e classificar os modelos e métodos didáticos mais prevalentes utilizados na educação digital na literatura internacional e compreender se os programas de formação existentes em três instituições de ES, em países como Portugal, Espanha e Finlândia, são adequados e incentivam a adoção de modelos e métodos ativos na educação digital. Com base num desenho de tipo transversal misto, o projeto será realizado em duas fases principais: uma revisão sistemática da literatura sobre didática digital, seguida da recolha de dados através de inquéritos e entrevistas, análise estatística e análise de conteúdo sobre programas de formação de professores no ES e o uso de modelos/métodos didáticos na educação digital em três instituições de ES.

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Publicado

04-07-2024

Como Citar

Vieira, I., Baelo Alvaréz, R., & Peres, P. (2024). MODELOS DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO DIGITAL: REFLEXÕES PARA UM ESTUDO COMPARATIVO INTERNACIONAL. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(2), 81–87. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5796

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