O Dia internacional da mulher lembrado na ilustração

Um posicionamento crítico sobre os papéis da mulher, visto pelos estudantes de artes visuais da ESE P. PORTO

Autores/as

  • Maria José Araújo Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto; CIPEM-INET-md - Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical
  • Susana Lopes Escola Superior de Educação; Instituto Politécnico do Porto
  • João Carvalho Estudante de Arte Visuais e Tecnologias Artísticas - Escola Superior de Educação do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v1i4.4278

Palabras clave:

Feminismo, Liberdade, Arte, Ativismo, Ilustração

Resumen

Portugal é um dos países europeus com mais mulheres a frequentar e a concluir estudos no Ensino Superior. A investigação sobre os diferentes papéis sociais, que determinam a função de cada indivíduo na sociedade, mostra uma disparidade no tratamento entre homens e mulheres, no acesso a cargos qualificados e remunerações salariais (Barroso, Nico e Rodrigues, 2011). São, também, as mulheres que mais sofrem de discriminação e assédio no trabalho, abuso sexual, violência doméstica e no namoro (Tavares, 2010). O esforço socioeducativo, não tem sido suficiente para promover o respeito pela identidade de género, o combate ao estereótipo e à desigualdade de oportunidades. Neste sentido, arte e ativismo constituem-se como mais uma possibilidade de desafiar as mudanças e relações de poder. A arte proporciona espaços de criação de narrativas visuais, não normativas, desocultando estruturas de opressão e proporcionando explorações individuais no pressuposto da igualdade e liberdade.

Neste texto, a ilustração é convocada como reflexão para o Dia Internacional da Mulher. Os estudantes/autores das ilustrações, dialogaram sobre o seu posicionamento e pensamento artístico, sobre as representações de género nos seus contextos de vida, apelando às suas trajetórias de memória, às suas raízes culturais, associando-as às representações de género impregnadas no tecido social. Este processo, permitiu desconstruir discursos ideológicos dominantes, mobilizar aprendizagens dialéticas que originaram a animação que aqui apresentamos.

Publicado

11/30/2021

Cómo citar

Araújo, M. J., Lopes, S., & Carvalho, J. (2021). O Dia internacional da mulher lembrado na ilustração : Um posicionamento crítico sobre os papéis da mulher, visto pelos estudantes de artes visuais da ESE P. PORTO . PRATICA - Revista De Investigación Multimedia Sobre Innovación Pedagógica Y Prácticas De E-Learning, 4(1), 15–19. https://doi.org/10.34630/pel.v1i4.4278

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