A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE INGLÊS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO

Authors

  • Ana Patrícia Ferreira Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.5976

Keywords:

English, Intercultural Communication, Initial Teacher Training, Intercultural Competence

Abstract

Este artigo explora a importância da integração de unidades curriculares de educação intercultural na formação inicial de professores de inglês do ensino básico. Com base na minha experiência profissional e na observação reflexiva contínua do desempenho dos meus alunos no decurso das aulas de comunicação intercultural, a par de uma pesquisa bibliográfica criteriosa, este texto sublinha a necessidade de se aprofundar a consciência intercultural e as competências de comunicação entre os futuros educadores. Estas competências são essenciais para promover ambientes de aprendizagem inclusivos e dinâmicos. A análise revela que a incorporação da comunicação intercultural na formação de professores não só melhora as práticas pedagógicas, como também prepara os professores para responderem efetivamente às necessidades de um corpo discente multicultural. As conclusões defendem a inclusão da educação intercultural nos currículos dos cursos de formação inicial de professores de inglês do ensino básico  que promove a compreensão e o diálogo, enriquecendo a experiência educativa global tanto para professores como para alunos.

Published

2025-01-08

How to Cite

Ferreira, A. P. (2025). A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE INGLÊS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO. PRATICA - Multimedia Research Journal on Pedagogical Innovation and E-Learning Practices, 8(1), 1–11. https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.5976

Similar Articles

1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.