A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE INGLÊS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.5976Palavras-chave:
inglês, comunicação intercultural, formação inicial de professores, competência interculturalResumo
Este artigo explora a importância da integração de unidades curriculares de educação intercultural na formação inicial de professores de inglês do ensino básico. Com base na minha experiência profissional e na observação reflexiva contínua do desempenho dos meus alunos no decurso das aulas de comunicação intercultural, a par de uma pesquisa bibliográfica criteriosa, este texto sublinha a necessidade de se aprofundar a consciência intercultural e as competências de comunicação entre os futuros educadores. Estas competências são essenciais para promover ambientes de aprendizagem inclusivos e dinâmicos. A análise revela que a incorporação da comunicação intercultural na formação de professores não só melhora as práticas pedagógicas, como também prepara os professores para responderem efetivamente às necessidades de um corpo discente multicultural. As conclusões defendem a inclusão da educação intercultural nos currículos dos cursos de formação inicial de professores de inglês do ensino básico que promove a compreensão e o diálogo, enriquecendo a experiência educativa global tanto para professores como para alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.