REDESENHAR O ENSINO DE INGLÊS NO 1.º CICLO ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DA GAMIFICAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.6406

Palavras-chave:

práticas transformadoras, gamificação, inteligência artificial, Inglês no 1.º Ciclo

Resumo

As rápidas variações pedagógicas nos contextos educativos atuais exigem práticas transformadoras centradas em didáticas mais personalizadas, significativas e capacitadoras (Pinto & Oliveira, 2023). Ambientes de aprendizagem gamificados com recurso à Inteligência Artificial (IA), centrados na relevância de conceções orientadas para as pessoas (Chou, 2016), devem, por isso, ser cruciais para redesenhar o ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Edmett et al., 2024). Ao articular a pedagogia da gamificação com a IA, poderá ser possível superar alguns dos maiores desafios da educação em Portugal (Fialho, 2017). Desta forma, haverá abertura para os professores responderem melhor às necessidades individuais dos alunos e reforçarem experiências de aprendizagem personalizadas em sala de aula, as quais incluem a prática linguística em tempo real (UNESCO, 2025; Edmett et al., 2024). As aulas de Inglês no 1.º Ciclo podem tornar-se espaços de ensino e aprendizagem inclusivos e motivadores que vão além do mero domínio estrutural de uma língua estrangeira, onde se disponibilizam múltiplos meios de envolvimento, representação, ação e expressão (CAST, 2024), promovendo, assim, o desenvolvimento de um Perfil de Competências para o Futuro (Ehlers, 2020). O nosso estudo segue uma metodologia predominantemente qualitativa e etnográfica, explorando a Gamificação como uma abordagem transformadora no ensino do Inglês no 1.º Ciclo que, quando aplicada em conjunto com abordagens baseadas em IA, promove práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, respeitando os impulsos motivacionais dos alunos (Meirinhos, 2022). No entanto, surgem também algumas preocupações, nomeadamente se a IA poderá diminuir as competências criativas dos alunos através de mecanismos padronizados (Osório, 2024). As práticas decorreram numa escola pública portuguesa, envolvendo cerca de 40 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os instrumentos de recolha de dados incluíram notas de campo, reflexões críticas sobre os planos de aula, análise de trabalhos dos alunos e gravações audiovisuais. Os resultados sugerem que, embora as aulas revelem maior produtividade e compromisso com a aprendizagem, surgiram alguns desafios relacionados com falhas tecnológicas, competências digitais limitadas e receio na utilização da IA.

Biografias Autor

Mário Cruz, inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto

Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz is an Associate Professor in Foreign Language Teaching (English and Spanish), at the School of Education of the Polytechnic of Porto, where he teaches Spanish as a Foreign Language, Hispano-American Literatures and Cultures, English Teaching in Primary Education, Didactic Resources in Teaching English and supervises the pedagogical practice of future teachers. He is also an integrated researcher at inED - Center for Research and Innovation in Education at the School of Education of the Polytechnic of Porto and a collaborator at CIDTFF at the University of Aveiro. Being professionalized in recruitment groups 120 - English, 220 - Portuguese and English, 330 - English, 340 - German, 350 - Spanish and 910 - Special Education, he has worked as a teacher in public schools of basic and secondary education, since the school year of 2001-2002 until the school year 2013-2014. He also collaborated at the Paula Frassinetti School of Education (from 2003 to 2012) where he taught English Language, English Language Didactics, Information and Communication Technologies in Education, Information and Communication Technologies in Inclusive Education Contexts, Educational Technologies in English Teaching , Deep Issues of Differentiated Intervention, among other curricular units. He holds a PhD in Didactics and Professional Development from the University of Aveiro, a PhD in Linguistic Studies from the University of Vigo and a MA in Language Didactics (University of Aveiro), Teaching English and Spanish in Basic Education (Polytechnic of Porto - Escola Superior de Educação) and Teaching English and Spanish at the 3rd of Basic Education and Secondary Education (University of Aveiro). His main doctoral theses and dissertations and MA's reports focus on: critical hyper-pedagogy, the intercultural and multilingual approach, the use of technologies in the teaching-learning process and linguistic and cultural varieties. He is currently coordinator of the thematic line "Teacher Training" at inED, where he directs the research projects: "CLIL 4 U - implementation, monitoring and evaluation of bilingual teaching projects", "PEPPA 6/7 - Primary English Practice Program for Ages 6/7", "Schoolers and Scholars (SnS): Role-Playing Games (RPG) in the teaching and learning process at Primary Education" and "VarLang - Linguistic and cultural varieties in the teaching of foreign languages".

Fátima Faya Cerqueiro, Univeridad de Santiago de Compostela

Personal Docente e Investigador de la Universidade de Santiago de Compostela, adscrito al Departamento de Didácticas Aplicadas

Downloads

Publicado

07-08-2025

Como Citar

Filipe Fernandes Santos, C., Cruz, M., & Faya Cerqueiro, F. (2025). REDESENHAR O ENSINO DE INGLÊS NO 1.º CICLO ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DA GAMIFICAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL . PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(1), 28–40. https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.6406

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.