DO TEXTO AO HIPERTEXTO

Autores

  • Geraldo Castro inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5206

Palavras-chave:

texto, hipertexto, hiperligações, cibertexto, rede hipertextual

Resumo

A revolução informática não se baseia apenas numa mudança de tecnologia, pelo contrário, podemos considerar que implica uma profunda alteração cultural e civilizacional. Desde a perspetiva da tradição e para uma mente como a nossa, habituada e formada na dinâmica da tecnologia tradicional (mecânica- analógica), a introdução da informática no campo tecnológico e projectual significou uma alteração profunda e completa dos esquemas preexistentes. Os sistemas de hipertexto parecem imitar o funcionamento do cérebro humano, já que os processos do pensamento humano não são executados segundo uma ordem linear e determinada. O presente estudo tenta demonstrar a evolução histórica do hipertexto, apontando simultaneamente as implicações e as problemáticas da utilização do mesmo, mediante a sua navegabilidade para o alcance do conhecimento e da aprendizagem, apontando considerações sobre a transformação da leitura linear em livro, para uma leitura baseada na internet, onde as uniões que ligam palavras, imagens, sons e páginas, estabelecem vias de navegação através da rede hipertextual que parece ser infinita.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Castro, G. (2023). DO TEXTO AO HIPERTEXTO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(2), 50–57. https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5206

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