PARTICIPAÇÃO ATIVA E ENTUSIÁSTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AS VOZES DOS ALUNOS SOBRE O IMPACTO DAS ABORDAGENS DE ENSINO CENTRADAS NO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6359Palavras-chave:
abordagens centradas no aluno, teaching experiment, aprendizagem ativa, entusiasmo, participação ativaResumo
O presente estudo teve como objetivo dar voz a alunos do ensino secundário relativamente ao impacto das abordagens de ensino centradas no aluno no tipo de participação e no nível de entusiasmo nas aulas de Educação Física. Aplicou-se um teaching experiment desenvolvido por uma professora estagiária nas unidades didáticas de Ginástica de Solo e Andebol, envolvendo a implementação de abordagens centradas no professor e abordagens centradas no aluno. A recolha de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas em sede de grupo focal com os alunos e o diário reflexivo da professora estagiária, obtendo uma triangulação metodológica dos dados. Recorreu-se a procedimentos de análise temática para análise dos dados. No primeiro semestre, promoveu-se uma transição gradual de um ensino centrado no professor para práticas mais autónomas e participativas. No segundo semestre, privilegiaram-se as abordagens centradas no aluno. Os resultados evidenciaram que as abordagens centradas no aluno promoveram uma participação mais ativa, entusiástica e responsável por parte dos alunos, bem como maior autonomia, cooperação entre pares e uma compreensão mais profunda dos conteúdos, gerando um maior gosto pelas aulas. Este estudo reforça, assim, a importância das abordagens centradas no aluno para uma aprendizagem mais significativa e sustentada na Educação Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

